A ARTE DO SORRISO

O sorriso é um dos mais típicos traços do ser humano. Ludwig Wittgenstein, profundo pensador do sec. XX, dizia: “Uma boca sorridente só sorri num rosto humano”. Com isso pode-se dizer que para haver um sorriso, é preciso que haja um rosto humano que dê significado ao sorriso; e se pode afirmar que um rosto só é plenamente humano quando sorri. Pois o sorriso é uma propriedade derivada necessariamente da essência do ser humano. Toda pessoa tem a capacidade de sorrir. Dar-se ao trabalho de sorrir é um modo aparentemente simples de tornar este mundo um pouco mais humano, tanto no individual, quanto no coletivo. As gargalhadas se dá com amigos e amigas, sorriso se dá para todos os semelhantes.

Há pessoas, inclusive de maiores influências que pensam que o que move a história são as guerras, que o motor do progresso social e científico são os conflitos e os confrontos, o sobe e desce das bolsas de valores é que sustentam a realidade da humanidade. Mas na realidade é o amor que é o motor dessa história, são o diálogo e a comunicação entre as pessoas e entre os povos que realmente sustentam esse motor. Assim sendo, é necessário sorrir, pois o sorriso é uma forte arma para desarmar o mundo armado pelos olhos, pela língua, pelos ouvidos, o sorriso ajuda a colocar amor nas coisas ao invés do egoísmo ou o interesse pessoal no centro da vida da pessoa e da comunidade. É preciso levar muito a sério o exercício do sorriso.

Sorrir é reconhecer o outro como pessoa: sorrir para os colegas de trabalho quando nele chega, e não para a tela do celular ou do computador. É por isso que Ludwig Wittgenstein considera o sorriso uma conduta exclusivamente humana.Em algumas pessoas o sorriso é mais natural, em outras é mais tímido, mas ambas podem sorrir e conquistar outras pessoas que venham a sorrir também.

O sorriso eleva o astral das pessoas, minimiza os problemas, cria simpatia, torna a pessoa elegante, de bem com a vida, acolhedora, desarmada, pronta para amar. Não aquele sorriso sarcástico, mas o sorriso que vem de dentro do coração, que dá brilho aos olhos, que abre o peito para o abraço.

A pessoa sorridente é uma fonte potente de energia que faz com que a ela se torne um fenômeno na arte da superação ou seja, as pessoas sorridentes são menos vulneráveis à depressão, porque mesmo quando estão passando por dificuldades elas não demonstram no olhar, recolhe o problema e mostra apenas o estar bem, mesmo na dificuldade. Isso leva a pessoa a perceber que ter problemas na vida, não é ter vida infeliz. E o ambiente acaba ficando com um clima de auto-astral. E com o passar do tempo, a pessoa que sorriu sem estar feliz, começa a se adaptar ao clima do ambiente leve que ela mesma criou, quando ela se adapta, o seu interior muda e o que era tristeza transforma em alegria.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 31/10/2018
Código do texto: T6491045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.