BIBLIOTECA

Uma biblioteca é uma instituição que representa claramente a possibilidade de acesso ao conhecimento. Em tempo de internet a biblioteca está na palma de mão, mas de forma caótica e anárquica. Na biblioteca tradicional, com estantes e livros, a confusão é mais organizada. Foi reinaugurada na cidade em que moro a Biblioteca Municipal. Vejo hoje a biblioteca tradicional já com saudosismo semelhante aos que sinto quando vejo um toca discos com seus devidos elepês.

Hoje com a internet que disponibilizando informação ultra mega rápida é perfeitamente possível um ser humano medianamente alfabetizado se especializar em qualquer área que se desejar sem sair de casa. Basta para isso ter um bom aparelho de celular, bom sinal de internet, muita disciplina e diligência.

Antes, quando não existia a internet esses requisitos para a formação profissional do sujeito também eram necessárias, mas há trinta anos atrás apenas dez por cento dos municípios do Brasil possuíam bibliotecas com amplo acervo, e essa situação levava dificuldade de formação até mesmo para quem nutria o desejo.

Walquer Carneiro
Enviado por Walquer Carneiro em 01/11/2018
Reeditado em 29/12/2021
Código do texto: T6491861
Classificação de conteúdo: seguro