O QUE O BRASILEIRO PENSA, O QUE O BRASILEIRO QUER

Passado as eleições parece que nosso país retornou à normalidade. Os amigos que se estranhavam durante o período eleitoral , com rusgas sobre quem era bom e quem era ruim , voltaram a conversar os assuntos de sempre. As discussões sobre política nos grupos da família no whatsapp atenuaram-se e as agressões verbais foram substituídas pelas anedotas de quem ganhou e de quem perdeu. Tudo voltou a ser como sempre foi.

O brasileiro gosta de uma disputa,e pode, em certos casos, até ficar irritado, alterar-se, gritar, xingar a mãe do outro , puxar briga, mas no final das contas trata-se de um indivíduo pacífico , gregário , que gosta mais de fazer amigos do que perdê-los, que prefere a calma e a tranquilidade.

Não tem grandes pretensões financeiras, menos ainda arrumar encrenca por bobagens. Pode até querer um dia ficar rico, mas se não ficar continuará feliz do mesmo jeito. O brasileiro no fundo, no fundo necessita de poucas coisas.

Ele não quer saber, quais são os ministros que compõem o STF, não quer ficar assistindo seu falatório juridiquês por horas e horas , atrapalhando a novela das duas. Não têm interesse nenhum em ouví-los falar termos e palavras esdrúxulas que não fazem sentido algum para a sua realidade. Acha super chato.

O que ocorre é que Infelizmente ele se defrontou com situações mesquinhas que se impuseram em sua vida. Enxurradas de dramas e tragédias morais caíram no seu colo , batendo em sua porta , obrigando-o a discutir e entender de assuntos que definitivamente não eram de seu interesse.

Nós os brasileiros estamos na situação semelhante ao miura que largado na arena vê-se obrigado a lutar heroicamente contra o toureiro para não perecer no fio da espada quando na verdade seu único interesse era permanecer serenamente alimentando-se pacato sobre a grama verde do pasto.

O que o brasileiro quer é poder andar pelas ruas de sua cidade sem medo de levar uma bala perdida ou ser assaltado por uma criança armada. Ir à um hospital público quando ficar doente e ter a certeza que será atendido com dignidade e respeito. Saber que seus filhos, mesmo estudando numa escola gratuita, estarão recebendo um ensino de qualidade.

Quer conversar até tarde da noite na frente de sua casa , sentados em cadeiras preguiçosas , talvez tomando um chimarrão , um suco e até mesmo uma cervejinha bem gelada , num papo despreocupado e sereno , jogando conversa fora enquanto seus pequenos brincam como brincam as crianças.

A vida é maravilhosa se não sem tem medo dela. O brasileiro quer viver sem medo.

Sem medo de assaltantes , traficantes , estupradores , pedófilos, corruptos e principalmente sem medo daqueles que o governam.

Só isso.

Será que é pedir muito?