XXXVII - Série: Castelos no País de Gales =Pavões Brancos no Cardiff Castle

Série: Castelos no País de Gales

Pavões Brancos no Cardiff Castle

Ana Esther

A Mochileira Tupiniquim cresceu ouvindo sua mãe contar os contos de fadas onde os majestosos castelos brilhavam como personagens importantíssimos! Daí pode-se bem imaginar a euforia da moça ao combinar com três colegas japonesas da escola em Bournemouth, no sul da Inglaterra, onde ela estudava inglês no ano de 1989 para passarem o feriadão (de 27 a 30 de outubro) no País de Gales e visitarem não um, mas três castelos... Ela nem caminhava mais, saltitava de tanta faceirice.

Contudo, quando Yukari, Akiko, Yumiko e a Mochileira chegaram ao misterioso País de Gales, a chuvarada e o tempo feioso chegaram junto. Nada que as impedisse, no entanto, de visitarem o belíssimo castelo no centro de Cardiff, a histórica capital do País de Gales (Wales). A primeira coisa que chamou a atenção da Mochileira Tupiniquim em vez de ser a diferenciada arquitetura do castelo, foi antes os inquisidores pavões brancos que reinavam pelos jardins impecáveis. O contraste do verde da bela grama com o branco dos bichos que não fugiam dos turistas curiosos realçava a beleza destes animais tão imponentes. A visão animou a Mochileira ainda mais, agora estava pronta para admirar tudo o que o antigo castelo teria para lhe oferecer.

E o Cardiff Castle tem muito mesmo a oferecer a todos que o visitarem, afinal, querer o quê de um castelo cujas origens iniciam com uma fortaleza construída na época da invasão dos romanos no Século I D.C.!!! Houve também o domínio dos normandos, os senhores medievais... Tanta história registrada nas paredes e salões do castelo. A imaginação da Mochileira Tupiniquim estava a mil. Suas amigas japonesas eram mais discretas em manifestar sua apreciação pelo castelo, mas a mochileira vibrava, comentava, se arrepiava, até os funcionários do castelo-museu se alegraram com sua passagem por lá. O teto do Salão de Festas ou o nome mais principesco Banqueting Hall deixou-a boquiaberta, a biblioteca esplendorosa, cada nicho nas paredes com uma surpresa de entalhes, as esculturas encravadas nas paredes, nos tetos, nas lareiras, tantos lustres impressionantes...

Tudo lá era de tirar o fôlego da Mochileira. Ainda bem que ela comprou uma brochura sobre o castelo para anos mais tarde poder relembrar-se de tamanhas belezuras! Com os olhos cheios dessas maravilhas, as amigas voltaram aos jardins para admirar o Animal Wall com suas estátuas de animais, a Torre do Relógio, a Torre Octogonal... aí não deu mais tempo para irem ao Museu sobre a Segunda Guerra Mundial... o horário de visitação acabara.

Só restavam uns minutinhos para elas se despedirem dos fofos pavões brancos que as encaravam e não negavam poses para fotografias com câmeras de filmes com 36 poses... surreal! Eles cativaram o coração da mochileira que volta e meia pensa neles até hoje. Saindo do castelo, seu destino era o albergue de juventude, o famoso Youth Hostel! Não, ao chegarem lá, sem reservas, souberam que estava lotado. Porém, o administrador compadeceu-se das quatro jovens e telefonou para uma amiga sua que tinha uma pensão e concordou receber o grupo pelo mesmo preço do albergue... um luxo só! As quatro se apaixonaram pela simpática Mrs. Davies que as acolheu em quartos confortáveis e quentinhos e com direito a bate-papo alegre, hummm, e um chazinho inglês pra ninguém botar defeito!

Obs: Ah, e o Museu que elas não puderam visitar? Pois dois dias depois, após retornarem de seus passeios por Swansea e arredores de Cardiff, elas foram ao castelo comprar a tal brochura... Acreditem se quiser, o porteiro as reconheceu e as deixou entrar de graça para visitarem o Museu... ele ainda se lembrava da alegria e vibração da Mochileira Tupiniquim na primeira vez!