42 MILHÕES

42 milhões de brasileiros, entre votos nulos, brancos e abstenções, não quiseram escolher Fernando Haddad e, tampouco, Jair Bolsonaro.

42 milhões!

Não é um número qualquer. Um terço do total de eleitores sinalizou o desinteresse, a frustração, a falta de opção para o segundo turno, a insatisfação com a política e os políticos, entre tantos outros aspectos nesta já histórica eleição em que as chamadas fake news tomaram conta dos noticiários.

42 milhões de brasileiros!

Por que chamo a atenção para este número?

Porque entendo o movimento dos eleitores que não se identificaram com nenhuma das duas propostas inseridas na disputa.

Os 42 milhões de brasileiros que disseram não à polarização mostram o seguinte cenário: não concordam com a corrupção sistêmica do PT mas também não concordam com as afirmações e arroubos pouco democráticos do recém eleito presidente.

O número significativo, o maior da história da república após redemocratização, mostra que há muita gente que não “comprou” facilmente o discurso de um ou de outro e que, também, tem medo, vencendo quem vencesse…

Estranho dizer o que inicialmente parece um paradoxo, mas o fenômeno Bolsonaro é fruto do próprio PT e de seus projetos de poder.

Se um grande culpado existe nisso tudo é o próprio Partido dos Trabalhadores. O PT não só roubou bilhões de reais num esquema complexo e monstruoso, como também frustrou boa parte do país porque sempre se colocou como o partido da ética. Jogou o Brasil na lona e no caos e, ainda pior, não teve humildade e nunca fez uma autocrítica de fato dos seus erros. Temer, por exemplo, é um dos desdobramentos desses erros…

Um vazio, um buraco enorme se fez. Um grande descontentamento. O antipetismo tomou forma e se concretizou de maneira forte nas manifestações de 2013.

E assim, de forma bem resumida, o fenômeno se fez: um pouco de cansaço aqui, um pouco de irritação ali e, como de costume, o descrédito crescente de boa parte da classe política. E não nos esqueçamos da força da internet, para o bem e para o mal!

Temos hoje uma grande incógnita, uma indagação, uma reticência…

Um misto de ódio e medo ao PT cegou uma parte da população.

Uma mistura de medo, repulsa e assistencialismo levou outra parte no sentido contrário.

Famílias se dividiram. Brigas. Discussões acaloradas. Comentários ofensivos nas redes sociais. Irmãos e amigos, de uma hora pra outra, tornaram-se inimigos. Uma barbárie virtual tomou conta nos blogs, facebooks, canais no youtube e, principalmente, grupos de whatsapp.

Uma barbárie moral tomou conta dos discursos cada vez mais inflamados.

Uma grita, uma turba tomou conta das ruas, manifestos a favor e contra incendiaram as cidades num país fragmentado, aos frangalhos…

Pra que isso tudo?

Não. Os 42 milhões não foram covardes.

Covardia é outra coisa!

Estou com os 42 milhões de brasileiros que, por desinteresse, desencanto, medo, insatisfação ou tudo isso junto, disseram não ao que foi apresentado.

Isto posto, o cronista ficará sob vigília, aguardando o outro dia e o que se fará e acontecerá com este país…

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 07/11/2018
Código do texto: T6497136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.