O SER CRIANÇA DEVE SER ETERNO

00.358

Terça-feira, 6 de Novembro de 2018

Existem pessoas que não gostam de lembrar-se de sua infância, adolescência, mocidade. Sequer do seu passado todo. Claro que isso tem a ver com o modo e as circunstâncias em que viveram nesse passado. Mas sabemos que, felizmente, são poucas as pessoas que incorrem nessa situações. A maior parte delas teve uma infância para ser relembrada, sim. Mesmo que situações nem tanto favoráveis. A pobreza, por exemplo. Mas esses períodos são marcantes na vida de todos.

Uma diferença daqueles tempos para os atuais, consiste no aspecto da disciplina. Da severidade como éramos tratados. Mas que não se confundam com os absurdos que hoje assistimos na vida das crianças, onde muitas delas são agredidas, mutiladas, seviciadas e até assassinadas. Isso não acontecia nas décadas passadas. Não da forma quase que rotineira que acontece nos dias de hoje.

As crianças desse passado talvez fossem mais felizes do que as desses tempos atuais, porque mesmo que se exigisse respeito e disciplina delas, outras cobranças não eram feitas da forma como se exige atualmente. Crianças eram tratadas como crianças, não se exigia nada além disso. Mas hoje, parece que estão retirando o melhor tempo da vida, delas.

Isto acaba violentando a natureza. Esse progresso paradoxal está mudando tudo. Daí que a inocência e a infantilidade estão sendo retiradas dos meninos e meninas desse nosso contemporâneo. E as situações vão se desequilibrando de uma forma descontrolada, onde as complicações circunstanciais vão apresentando enormes distorções. E a primeira delas é a falta de amor entre quase todos. O interesse material anda prevalecendo. E não existe maior absurdo do que este na vida da gente.

*Em tempo: esta matéria foi transferida do blog "CONTANDO HISTÓRIAS..." No endereço: https://ainfanciarelembrada.blogspot.com/

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/11/2018
Reeditado em 12/11/2018
Código do texto: T6500808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.