ESTATÍSTICA DO IBGE

Hoje fui fazer uma pesquisa no site do IBG sobre totais de casamentos e divórcios. Ando com essa mania de entender a sociedade. Coisa de louco, podem dizer alguns, mas não acho.

Mas o fato é que gosto de ir direto nas fontes. E estava empolgado. Mas essa sensação durou até o momento em que vi a falta de organização do site. Um absurdo. São dezenas e dezenas de tabelas (em 2015, por exemplo, tem 47 na parte de casamentos!), todas sem títulos, que você precisa abrir uma a uma para consulta.

Bem, isso é mais uma comprovação da total falta de bom senso do Estado Brasileiro. Total desorganização, total esculacho mesmo.

E isso, é claro, gerou-me uma implicação: terei que dispender de horas e horas para saber o que eu queria. Queria tão somente saber se estava aumentando ou diminuindo o número de divórcios, em relação ao número de casamentos.

Queria ver se havia algum dado que explicava essa realidade do divórcio. Quem sabe encontrar alguma luz para esse problema.

Mas o que encontrei? Escuridão. Névoas. Um vale de sombras. Como o próprio problema do fato em si que queria estudar.

Mas aí poderiam me dizer: você não é sociólogo, caramba.

Sim, na verdade, sou um metido a saber das coisas.

Aliás esse, confesso, é um mal dos escritores, ao menos os estressados como eu.

Mas, enfim, queria saciar essa curiosidade inerente a pessoas da minha espécime.

Mas estou frustrado, ao menos por hoje.

Pode ser que eu retorne a esse site do governo federal.

Pode ser sim. Mas quando? Talvez quando tiver tempo de sobra? Não sei...

Por enquanto, vou ficando sem comentar nada sobre o índice de divórcios.

Mas e o jornal, a mídia, você poderia me perguntar?

Bem, me responda, de forma objetiva: você confia que alguém tenha feito essa pesquisa tão minuciosa sobre divórcios e casamentos?

Agora, pense em outros assuntos...

E, decida em que confiar...ou quem...ou no quê?

Alexandre Scarpa
Enviado por Alexandre Scarpa em 13/11/2018
Código do texto: T6501407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.