MAIS UM 15 DE NOVEMBRO... 8h19min (Com algumas divagações)

Quanto a este tema, - proclamação da República – já abordamos várias vezes, entretanto o assunto é inesgotável, e merece sempre umas palavras a mais...

O venerando Imperador da nação brasileira estava com quase 50 anos de dedicação, na governabilidade do Brasil, no seu íntimo desejava trazer a pátria amada as modernidades da velha Europa, indústrias, rodovias, ferrovias, portos, e pasmem! Já naquela época luz elétrica e telefonia...

Na realidade comandava uma monarquia parlamentarista, mas em todos os governos sempre há os descontentes, com exarcebado culto ao personalismo, foi quando recebeu para sua surpresa, - muito embora estive ciente de vários boatos de insurreições – que monarquia havia sido extinta, sendo instituída a nova modalidade de governo a República...

De modo arbitrário e vil de imporem a nação brasileira, um novo tipo de governo deu um ultimato de três dias para a família imperial ser banida do país, em exílio forçado, estes tristes fatos demonstram que a República teve um mau começo, tempos depois muitos brasileiros se arrependeram, diante da seqüência dos acontecimentos, - com destaque a Rui Barbosa- os que estavam no comando do governo, tinham atitudes arbitraria, que excediam sobremaneira, diferente do governante anterior, que permitia uma governabilidade participava...

Depois deste “triste começo”, amanhã se comemorará 129 anos, de avanços, retrocessos, porque não dizer em crise permanente, porém, apesar de tudo o povo brasileiro não perde a esperança em melhores dias; novamente esta Esperança se faz presente, pois dia primeiro de janeiro tomara posse um novo Presidente, que promete mudar paradigmas...

Dos mais de 13 anos de “populismo”, de culto ao personalismo, em que o governante dá migalhas ao povo mais carente para se perpetuar no poder, o que não deixa de ser uma prática nefasta...

Que realmente o povo brasileiro tenha uma melhor confiança em seu futuro, em ter uma nação mais prospera e solidaria, que a palavras tão em voga destes últimos tempos: corruptores e corrupção sejam banidos, que a honestidade não seja exceção, mas sim uma regra dos políticos em seus mínimos atos...

Não vai ser fácil recolocar a “casa em ordem”, pelos desmandos praticados, os mínimos atos da economia, foi “esquecido” o estado gasta bem além do que arrecada, muito embora os valores dos impostos sejam até comparados ao “primeiro mundo”, mas, lá há uma diferença: tem uma saúde pública de qualidade, educação e outros importantes seguimentos...

Que o Brasil se “reencontre”, que este sofrido povo possa novamente sorrir, ter esperança em melhores dias, em que novamente os empregos voltem a ser ofertados, melhorando a renda de cada um, para suprirem suas necessidades; finalmente que o lado de “lá” nos ajude, pois Jesus está no Comando, para que sejamos realmente: “Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho” 9h06min.

Curitiba, 14 de novembro de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2018
Código do texto: T6502401
Classificação de conteúdo: seguro