Formigas ou tamanduás

Formigas ou tamanduás

A sabedoria popular canta há anos;

que o brasileiro; “sonha com as belas promessas, de gente importante que tem ao redor e quando entrar o fulano, sair o sicrano será bem melhor. Mas entra ano e sai ano e o tal do fulano, ainda é bem pior. Esse é meu cotidiano, mas eu não me dano, pois Deus é maior.

Versos de uma verdade popular, o retrato de anos de indignação, de um povo sofrido. Quando tocada a música, é sempre acompanhada a plenos pulmões e ás lembranças das atrocidades, faz chorar uma multidão. É sempre a mesma historinha, quando sair o militar, entrar o civil será bem melhor. Mas nada muda.

E por que não acontece o simples, o óbvio? Qual este? Mudanças, o povo é a maioria. Unidos este têm a força de mil elefantes. Então, como algumas formigas sanguessugas não detém estas pragas?

Não detinham, pois o povo unido, transformasse no super tamanduá, o predador natural destes insetos.

A ditadura militar, foi, veio a ditadura civil, passamos por está. Somados os prejuízos financeiros (desvios, adendos, roubos, dinheiro nas cuecas e outros) e materiais (vidas perdidas, obras refeitas e outras coisas), nestes governos, perdemos por nossa falta de união.

Pois bem, errar é humano, ou dispersar é burrice. Quer dizer, sofremos na carne, os abusos por não darmos as mãos. Aceitar calados que governantes, civis ou militares, exerçam suas vontades a seu gosto. Quais estas, legislar em causa própria.

Os exemplos destas “bestialidades”, causadas a população, atropelam-se na história deste país. Pensão vitalícia para filhas de militares, senadores eternos de seis meses, os inacabáveis auxílios a políticos. Foro privilegiado? Um ministro do STF disse, que não sabia o que isto significa, tampouco a população. Ex presidente com motorista? Gasolina ilimitada? Um ex-ministro, ao deixar o governo, tem direito ao carro que usava, este lhe é dado. Todos estes e muitos outros absurdos exitem.

Mas não se desespere, o que está ruim, tende a piorar. Estamos há poucos dias, de ser governados por uma nova doutrina. Os anos de más experiências, nos deram certeza de uma coisa, “pau que nasce torto, nunca se endireita”. Logo, precisamos de boas doutrinas, não de velhas latrinas, a governar este país.

Lembra da música; “entra ano e sai ano e o tal do fulano ainda é bem pior”. Pois então, isto não pode mais acontecer. Deve ser dado a este novo governo, a chance de nos governar.

Entretanto, na hipótese, mesmo que remota, da formação de um novo formigueiro. Basta lembrar, não é governo militar ou civil que este país precisa. Queremos apenas uma administração justa, honesta, de homens voltados ao bem de uma nação. Chega de falsos heróis.

Os elefantes descobriram-se tamanduás, e de quatro em quatro anos, este precisa se alimentar das formigas sanguessugas.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 14/11/2018
Código do texto: T6502541
Classificação de conteúdo: seguro