FERIADOS

FERIADOS

Grande parte dos brasileiros adora feriados, só pelo fato de não precisar trabalhar, mesmo sem sequer saber o motivo de cada feriado. Eis uma das contradições em dois feriados, comemorados em novembro, isto é 15 e 20 de novembro. Primeiro comemora-se a Proclamação da República que teve como uma das principais causas o inconformismo de escravocratas com a abolição, sem uma contrapartida do Império para com os grandes senhores que perderam com a libertação de seus escravos. Depois comemora-se o dia da consciência negra (atitude racista), louvando-se o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1.695.

Dois motivos opostos para qualquer comemoração, eis que o primeiro não é fundado em razões tão nobres para nossos anais e o segundo é confuso e calcado em acontecimentos questionados por grandes pesquisadores, bailando entre lenda ou história.

Mas, para muitos brasileiros o importante é que esses dias são feriados, assim como Finados, dia da Independência, de Tiradentes, de Nossa Senhora de Aparecida, dos Trabalhadores, etc. O importante é a folga.

Um povo que tem essa mentalidade não pode reivindicar muitas coisas, nem consegue conhecer o progresso. Eis que um povo que não conhece história, principalmente a sua, não é apto para realizar-se adequadamente no presente e muito menos, no futuro.

Enquanto isso, vamos nos satisfazendo com estradas congestionadas, churrasquinhos improvisados, praias lotadas, etc.

RJ - 15/11/18

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 15/11/2018
Código do texto: T6503281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.