"Aqui me tens de regresso"

A música é mesmo quem mais toca nosso coração e gera recordações. Basta que ouçamos uma música antiga para que o coração acione a mente e la comece a rememorar fatos e acontecimentos do nosso passado, desencadeando um cascatear de lembranças.

Há ene músicas que nos fazem recordar. Vou apenas nesta maltraçada falar de uma que é, por asim dizer, o hino da boêmia, uma musica que quando toca todos aqueles que curtiram a boêmia vibrem de emoçãoe, não raro, marejem os olhos. Mais: mesmo desafinados cantarrolam os versos desse samaba-canção. Essa música, com certeza, é "A Volta do Boêmio", de Adelkino Moreira que foi imortalizada na voz de Nelson Gonçalves, mas que é cantada por todo boêmio que se preza. O boêmio que não sabe a lera dessa música nao é boiêmio, talvez um boêmo em compotas. O verdadeiro boêmio - ou quem foi boêmio - quando ouve o primeiro verso cantarrrola toda a canção com a voz embargada pela emoção.

Dia desses vi e ouvi um debate sobre poesia naciaonal. E nesse debate ninguém incluiu os letrsistas de música dentre os poetas. Achei um absurdo. Como não incluir Adelino Moreira no rol dos grandes poetas? Ora, se a poesia emociona as pessoas, e se as letras de música fazem o mesmo, por que elas anão podem ser enquadradas como poesia? Por que a discriminação? Os letristasde músicas são, sim, poetas.

Hoje ainda bebo, mas moderadamente, quase nada, um aperitivo aqui e outro acolá, estou velho, a asma aumentou, sou hipertenso e, portantoi, beber só, infelizmente, socialmente, mas se ouvir a música "A Volta do Boêmio" eu dulico e triplico a quota. Sim, porque essa música faz parte da minha história de vida, das mihas lembranças, recordações e saudades. Minhas e de muita gente. essa música é um hino arretado, uma música que evoca parte da nossa vida. Na verdade, acho que quem não curtiu um pouco a boemia em algum momento de sua vida, é alguém que não curtiu a vida na sua plenitude. Que me desculpem os abstêmios.

É claro que nao faço a apologia do álcool. Deus me livre! Mas não condeno os que gostam da boemia. aqueles que sabem beber sem perder a cabeça, sem que isso vire vício. É prciso entender que boemia é uma coisa, alcoolismo outra coisa.

Agora vou ouvir a música e tomar umas lapadinhas de iPitu Gold: "Boemia, aqui me tens de regresso...". Ah, saudade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/11/2018
Código do texto: T6504999
Classificação de conteúdo: seguro