Hércules-Quasímodo

De vez em quando há imbecis, metidos a saberôtos, destilando preconceitos contra os nordestinos. E fazem isso sem nenhum pudor, como se nao estivssem paticando um crime tipificando em lei. Esquecidos que a liberdade nasceu no nordeste. Mais: que a maior lição de resistência heróica foi dada pelo Arraial de Canudos, no Nordeste, ocasião em que um dos maiores escritores do país, Euclides da Cunha cobriu aquela revolta e presenciou o trucidamento de Canudos. Euclides descreve no livro que escreveu sobre a região, "Os Sertões", o nordestino, e o fez de forma inesquecível, clara e jusra, nada como relembrar para refrescar a memória dos preconceituosos:

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tm o raquitismo exaustivo dos mestiços nerastênicos do litoral.

"A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura característica das organizações atléticas,

"É desgratacioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingantee sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados, Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar dedispliscência que lhe dá um caráter de humildade deprimente...

"Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude.

"Nada é mais surpreendedor do que vê-la dsaparecer de improviso... Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Impertiga-se... eda figura vulgar do tabaréu canhestro, reponta, nesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento supreendente de força e coragem extraordinárias".

Seria bom que os saberôtos antes de usarem de preconceito contra os sertanejos lesem a história e conhecessem a região. Inté.

P.S. Minha neta me mostrou uma matéria sobre o Grammy Latino, nele Chico Buarque de Holanda venceu com o álbum "Caravanas", e venceu tamabém com a melhor música, "Caravanas". Fiquei surpreso, eu pensava que quem iria ganhar era Lobão, Roger, Zezé de Camargo ou outro afinado com a nova ordem. Sei não, é capaz dos juristas antipetistas tentarem impugnar o Grammy. S[ó vai rindo.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/11/2018
Código do texto: T6505200
Classificação de conteúdo: seguro