REDE HUMANA

A parada rápida frente ao conjunto de casas, que compunha aquela alameda, despertou em Maria Clara uma série de sentimentos, ao defrontar- se com uma singela guirlanda natalina decorando o amarelo gasto da porta simples do Sobradinho da rua 35.

A visão rápido da decoração natalina levou a jovem a fazer muitas constatações. Vieram-lhe a mente lembranças das tardes ensolaradas quando ela, menina, ajudava as irmãs mais velhas a montar a árvore de natal. Época mágica, onde era impossível não ter o coração enternecido e a esperança renovada, sendo proibido ficar triste.

Passado o impacto que lhe causou a visão do sublime enfeite e de suas antigas lembranças, Maria Clara tem um choque de realidade ao sentir a proximidade do natal; de dezembro chegando. Somente então percebe que faltam poucos dias para encerrar o ano. Mais um ano indo, e levando com ele os mais diversos tipos de acontecimentos

A jovem pára e começa a recordar as pessoas que, por um ou outro motivo, entraram em sua vida no ano que se encerra. Quantos novos contatos, alguns por rede social, outros na vida real. Quantos permaneceram? Quantos passaram a ter um lugarzinho especial em seu coração....Quantos partiram? E quantos partiram para sempre?

Todas estas constatações perturbam a jovem, que percebe-se envolvida nessa rede humana que nos traz pessoas, amigos, contatos. Alguns depois indo embora, pois a afinidade não prevaleceu

...muitos outros tendo seus destinos enredados para outros lados..

A jovem lembra, porém, de todo aprendizado que teve, muitos através dessas pessoas, pois cada um ao passar deixou uma parcela, por minima que fosse, de si.

A partir dessas reflexões Maria Clara percebe, também, que, talvez tenha havido momentos de dor, os quais, hoje ela reconhece como contribuintes de seu crescimento.

A jovem reflete mais e faz as considerações finais. Vê então, que se até aqueles momentos não tão agradáveis, tiveram sua serventia, o ano lhe acresceu em muito como um ser humano melhor.

Decide então, entrar no clima natalino, montar sua arvore de natal... e gritar bem alto: que venha um novo ano!!!

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 18/11/2018
Reeditado em 21/11/2018
Código do texto: T6505731
Classificação de conteúdo: seguro