QUANDO A IDEIA VEM NA HORA ERRADA

Estava no banheiro quando me veio a ideia de escrever sobre um assunto que me parecia muito interessante.

Quem escreve sabe que quando vem uma ideia o mais correto é colocá-la no papel imediatamente para não esquecermos dela.

Na verdade você não esquece exatamente, mas pode acontecer de se perder a linha de raciocínio, afinal um assunto pode ser descrito de vários ângulos. Quem escreve enxerga o mesmo tema por um viés inusitado. É isto que faz a diferença entre uma crônica literária e um texto jornalístico.

Pois bem, voltemos a ideia.

Fui sair para escrever, quando percebi que não tinha papel. Não, caro leitor, não o papel para escrever o texto, mas o papel higiênico.

Gritei educadamente para a Patrícia, e para uma mulher só se grita educadamente, para que ela me trouxesse um rolo. Respondeu-me, sem pensar duas vezes, que tinham vários na gaveta do balcão da pia. Achei. Desenrolei, puxei um comprimento suficiente, dobrei e . . . bom, ok.

Corri até a mesa onde fica o notebook, Não estava lá. Gritei educadamente mais uma vez para a Patrícia, perguntando onde estaria ele.

Sem pensar novamente ela me diz que está em cima da mesa da sala no lado em que a mesa aponta para a cozinha. Vou rápido, localizo a mesa e . . . pimba, não é que está lá mesmo, e no lado que ela disse. Não entendo como as mulheres ainda não dominaram o mundo.

Encontrei.

Levei-o até a mesa da cozinha, onde estava mais fresquinho, fui ligá-lo na tomada e não alcançou. #%@*&. Precisava de uma extensão. Patrícia!!!! Estava numa gaveta na sala de TV. Como não lembrei?

Extensão esticada, tomada encaixada, ligo o computador. Meu notebook não é o mais novo do mundo. Para ser sincero, já pensei em comprar um novo várias vezes. Me aconselharam a formatá-lo, mas já foi feito tantas formatações que acredito que ele já adquiriu resistência. Não surte efeito.

Aguardo.

Depois de alguns minutos ele termina de ligar. Não está conectando à internet. Eu uso o Google docs para salvar minhas coisas. É um ótimo aplicativo. Você salva seus textos, eles vão para a nuvem e consegue-se abrir em qualquer mídia. No celular, no computador de seu trabalho, basta estar conectado a Internet. Não consigo abrir o Google Docs sem internet. Por que diabos não conecta?

Mexo daqui, cutuco dali, reinicio acolá e nada. Mando um whatsapp para o Felipe. Ele me diz que tenho que configurar novamente a internet, #%@*&.

Depois de vários cliques, muitos reinícios ele conecta.

Vou abrir o tal do Google Docs , ele não abre, trava tudo. O cursor do mouse nem se mexe, está parado em cima do ícone do botão abrir.

Já não lembro muito bem sobre o que eu ía escrever. Era sobre o filme que vi? Acho que não. Sobre o aquecimento global? Não. Da costela que eu queria fazer no domingo? Também não.

Bom, no final das contas, nem lembrava mais o que ia escrever e ainda não lembro.

Quem sabe se eu tivesse usado a boa e velha caneta esferográfica?

Talvez o mundo tenha perdido uma grande obra , uma clássico da literatura , uma tese. Meu melhor texto perdeu-se nós entraves da tecnologia. . .

Em compensação rendeu uma boa crônica.