RAINHA DAS ROSAS

Há muita movimentação no interior do grande salão Sete de Dezembro onde acontece a escolha da Rainha das Rosas. O desfile antecede o baile, sempre realizado do mês de setembro e atrai multidões, cuja curiosidade é imensa para ver quem será a escolhida, que durante um ano carregará a coroa e a faixa de rainha.

As mesas, estão todas ocupadas por familiares e amigos, alguns com cartazes destacando o nome da candidata preferida.

Um tapete vermelho atravessa a pista por onde desfilarão as trinta candidatas. Todas mulheres com mais de sessenta anos; condição básica para inscrição no concurso.

Enfraquecem as luzes, uma musica suave ouve-se ao fundo, e a voz do apresentador anuncia o inicio do desfile.

Surge na passarela a primeira candidata: Elvira, setenta anos, um metro e sessenta, cabelos pretos, olhos verdes, gosta de gatos e ama comer lasanha.

Elvira, passos lentos de quem estreia em uma passarela, escondendo com o preto da cabeleira os fios que o tempo prateou. Os olhos verdes e cansados, talvez hoje brilhem com a emoção de uma primeira vez...

Elvira representa todas a sexagenárias e septuagenárias que hoje, saindo de suas rotina de mulheres idosas, expõem -se a uma nova realidade, encarando com ousadia os olhares e a opinião alheia.

A escolha final, a coroação, não tem o peso que o aumento da auto estima provoca em cada uma das candidatas. O momento de glamour, que inflou egos, permanecerá para sempre no coração de cada uma delas que com certeza, já há muito tempo merecem rosas pois sempre foram rainhas.

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 23/11/2018
Reeditado em 24/11/2018
Código do texto: T6510340
Classificação de conteúdo: seguro