Adão e Eva

Não discuto religião. Não sou religioso e nem manjo nadinha de teologia. Mas adoro ler a Bíblia, embora ache que algumas partes dela são pura ficção. Exemplo: como entender e acreditar que Sansão matou mais de quatro mil adversários sózinho e com uma queixada de jumento? Ela foi escrita por várias pessoas, escrita e reescrita. É sagrada, admito. Ler a Bíblia para mim é um prazer. Talvez mais prazeroso ainda que ler osContos das Mil e Uma Noites. Juro.

Uma das partes que acho que é "sentido figurado", metáfora, pitada de fantasia é o caso do Jardim do Eden: Adão, Eva, a maçã e serpente. Na verdade é engenhoso, útil para explicar aos fiéis, mas algo completmente inversossímel. Prefiro a explicação de Darwin, a teoria da evolução. Tudo bem, não tenho cultura suficiente para discutir o assunto, mas dá para entender o que o cara afirmou. É mais crível que a história de Adão e Eva.

O saudoso físico Stephen Hawking disse algo sobre o assunto que acho arretado: "Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor que uma estrela comum. Mas podeos entender o universo. Isso nos torna muito especial". Ora, se um fisico do quilate dele achava que a teria de Darwin era correta, como discordar? Mais, acreditar na teoria da evolução não altera a fé na Força Superior, em Deus. Não acrditar na versão do Eden é só um detalhe. Mas com esse projeto da escola sem partido a explicação do Eden vai prevalecer, estuidiosos, físicos, cientistas vão ser banidos, os fundamentalistas podem achar que basta as explicações dos evangélicos.

Hà tambemos abestalhados metidos a saberotos, fascistas enrusidos, que gostam de deitar falação e apoiam todos sos atentados à liberdade de expresão, avanços sociais e cultura de verdade. Na certa vão entar com uma campanha até para proibir marchinha de carnaval coo uma do carnaval de 1963, de Rutinaldo, cantada por Cauby Peixoto, que foi sucesso absoluto:

"Ai, ai, Adão, me conta como é que é/ Se Eva era branca como é que nasceu Pelé?// Adão, Adão, Adão/ A história não tem razão/ Ou então a macieira tambem dá Jamelão".

Os saberôtos são impagáveis, as cabriolas deles são hilárias, mas o que mais faz rir é quando dao uma de democratas sendo fascistas em compotas. São candidatos a aios do Eden do fascismo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/11/2018
Código do texto: T6510904
Classificação de conteúdo: seguro