SAIA JUSTA

As senhorinhas da paróquia de São Francisco de Assis achavam o Padre Luciano simpático e moderninho. Diziam que ele adorava três coisas: Deus; o soberano, a Bíblia e seu iPhone X. Com jeitão “high tech” decidiu incorporar a cerimônia do matrimônio ao WhatsApp.

Desejava que todos os ritos, desde a saudação, leituras de Salmos e muito mais, recebessem os textos acompanhados de imagens, para facilitar o entendimento dos ali presentes. Momentos como o ato de sentar, levantar, ajoelhar etc... seriam facilmente orquestrados pelo recurso. E viva! Marcos e Tereza seriam os pioneiros nesta inovação, no dia mais feliz de suas vidas.

Com a bateria 100% carregada e o boleto da operadora quitado, tudo parecia perfeito. Envia então a mensagem de saudação aos presentes conectados à rede Wi-Fi. Os padrinhos do noivo, posicionados no altar à esquerda e os da noiva à direita. Os fotógrafos e auxiliares iniciam então a movimentação. Algo porém fugiu ao controle, o falecimento do Sr. Juvêncio, músico que tocaria no órgão da paróquia a Marcha Nupcial de Wagner, coroando a entrada da noiva na igreja.

Mas o jeitinho brasileiro se fez notar no improviso, todavia não contavam com a aparição do link “PULAR O ANÚNCIO” na propaganda da NOSSA CAIXA NOSSO BANCO, que acabou tocando em alto e bom som aos correntistas da igreja.

Superado o estresse do mico, a noiva entra belíssima com sorriso “giz” ao lado do pai. O vestido branco rendado, cintilante até o extremo da cauda. Grinalda, cabelo armado e maquiagem impecáveis. O Sr. Gerônimo, pai da noiva, jeitão de militar de alta patente, segue de braços encadeados com a moça rumo ao altar. Olhares, sorrisos, bocas e lágrimas. Clics e mais clics. Todas as atenções voltadas para eles.

Tereza tensa, ajeita o cabelo. Marcelo firmão como o pai, valente e ciente do ato. Ambiente iluminado suavemente. No alto, à esquerda, a expressão de espanto de São Francisco de Assis, e à direita, Santa Maria Gorete. Ambos, sem entender toda aquela modernidade.

— Oremos! — diz a mensagem enviada pelo padre Luciano, via WhatsApp.

Todos em uníssono respondem: Oremos!!! — (música suave e envolvente.) no fundo da tela a imagem dos pombinhos.

— Isso não vai dar certo. — pragueja dona Ernestina, vó da noiva sentada bem à frente, no primeiro banco. — Fala baixo, Vó! — Diz a neta meio irritada.

— Onde já se viu! No meu tempo… — Psiu, Vó, tem que fazer silêncio!!

E o padre Luciano segue o discurso postando agora a imagem e o texto de “A rocha” aos nubentes, cuja mensagem sugere uma vida plena montada em base sólida.

Nisso, Thiaguinho, sobrinho da noiva Andréa, recebe um zap de vídeo… daqueles… e logo os gemidos se fazem ouvir por toda a igreja! — Ui! Ai! Ui!— Inutilmente tenta deletar o arquivo. — Ui! Ai! Ui! Ui! Ai!, Ui! Ui! Ai! Ui!

— Thiaguinho! Desliga isso!!! — É pegadinha do Tuco, mãe, aquele safado!

A igreja em peso: OOHHHHH!!!! — Dona Ernestina explode escandalizada, o Padre Luciano pede respeito na casa do senhor! A noiva, o noivo e os padrinhos… todos se sentem ultrajados.

Só Pedrinho que não:

— Manda esse pra mim, Thiaguinho! Eheh! — Quieto idiota, diz a irmã irada!

Em dado momento, um berro gutural ecoa na igreja!! — AÊ, GALERA! ASSALTO! QUERO TODOS OS CELULARES NA CESTA AGORA, E RÁPIDO! Bandidos armados invadem a igreja e rendem os presentes confiscando todos os celulares. São Francisco de Assis e Santa Maria Gorete foram os únicos a serem poupados. Todos no ambiente acabam tomados pelo pânico.

Doravante, os marginais fogem levando todos os aparelhos. Parte dos convidados rumou para o distrito policial e os demais permaneceram num salão lateral à igreja. Apesar do terrível acontecimento todos se acalmam, à excessão do padre Luciano, que transtornado desculpa-se com os noivos. Ainda assim, o pau quebrou entre Marcos e Tereza.

Revoltada, culpou o noivo por não ter providenciado uma segurança mais eficaz. Brigaram feio e o casamento se desfez ali, diante do padre Luciano. São Francisco de Assis e Santa Maria Gorete, à distância, entenderam muito pouco do que se passou na paróquia naquela noite.

Entristecidos, ante todo o esforço do padre Luciano comentam: Acho melhor o irmão esperar um pouco mais pela implantação desse tal WhatsApp na casa do Senhor, este país pecador ainda não oferece condições. Por um milagre nos salvamos! É isso! Por um milagre, emenda Santa Maria Gorete.