Ninguém fica santo porque está velho

“Não se deixe enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem”

Rui Barbosa

“Dentre os homens maus, os religiosos são os piores”

C.S Lewis

Muita gente mau-caráter adora bancar a santa ou moralista depois que envelhece. E vai usar a idade como escudo, principalmente para poder passar por cima dos outros e impor suas vontades. Muitos bancos de igrejas ou templos evangélicos estão lotados de pessoas que, durante todas suas vidas, foram extremamente ruins, maltrataram os outros mas, agora que estão sentindo que a morte está se aproximando, resolveram “aceitar Jesus” não porque se arrependeram, mas por medo do lago de fogo e enxofre que estaria destinado aos que morreram sem se arrepender de seus pecados. Como se rezar de joelhos adiantasse para quem continua perverso e maldoso. Muitos dos que vivem orando de joelhos continuam tão invejosos, mesquinhos e maledicentes como sempre foram. Mas disfarçam isso usando uma máscara de pessoas piedosas e respeitáveis.

A verdade é que a velhice não muda a natureza da pessoa. Ninguém fica santo porque está velho. Quem foi bom e agradável durante toda sua vida continuará sendo uma pessoa afável quando está idoso. Mas, se a pessoa sempre foi grosseira e desagradável, ela piorará. Continuará tratando mal os que sempre foram alvo de suas maldades e suas atitudes intolerantes serão, simplesmente, insuportáveis. A convivência com elas é um verdadeiro tormento para os que se veem obrigados a aguentá-las. Porém, se alguém ouvir falar de suas grosserias, dirá que é “a idade.”. Não é. A pessoa é assim e sempre foi. Ela vai morrer sendo uma pessoa de péssima índole e natureza intolerável.

No caso dos que vivem indo às igrejas, eles querem ser melhores do que as outras pessoas e, ainda que muitos saibam do quanto aprontaram em seus anos mais jovens, estão sempre a julgar os demais, apontando dedos, como se o fato de terem se tornado carolas lhes desse o direito de ser juízes dos outros. Embora tenham telhados de vidro, atiram pedras nos que veem passando.

Uma pessoa que sempre foi preconceituosa, cruel, calhorda e mesquinha não mudará sua natureza porque está mais perto da morte. Velhice não muda o jeito de ser das pessoas. No entanto, muitos são os que agem como se velhice trouxesse santidade.