Orelha não é juiz

Hoje à tarde fui com um amigo ao Mercado da Madalena, ele passou por aqui ia lá e eu peguei o bigu, carro novo e confortável, fui comprar um queijo de coalho e um pedaço de carne de sol e umas macaxeiras. Diz uma música que de tudo que há no mundo tem na Feira de Caruaru. É vero, podem perguntar a Isolda Cabral. Pois bem no Mercado da Madalena tem quase de tudo que há no mundo. Pelo menos as coisas que eu gosto. Adoro mercado, porque me lembra o sertão, o interior, sou matuto com muito orgulho.

Mas ir ao Mercado e não tomar uma cachacinha com bode guisado ou sarapatel ou buchadinha, é como ir a Roma e não ver o papa. Assim tomamos umas lapadinhas com um prato de guizado de bode e cuscuz. Detalhe - uma prova que lá em de tudo - havia auma roda de samba no local, uns caras tocando e cantando. Bons mesmo, sambistas de verdade. No estilo Antono Carlos e Jocafi. Num determinado momento um sujeito com uma camisa vermelha e a sigla`PT gritou: - Bicho, toca o samba da orelha. O meu amigo, que é coxinha doente, não existe amigo perfeito, grande parte dos meus são mesmo coxinhas, fkicou logo, sem trocadilho, de orelha em pé. O cara cantou, achei arretado, até anotei na caderneta as letra, o samista e disse que vai boytar nas redes e já há um sambista do Rio interessado no samba. Não é um samba ouro dezoito, biscoito fino, uma letra maravilhosa, mas é engraçado e funciona no duplo sentido, tanto para roedeira como a reseito de conotção política. O cara antou três vezes. Só quem não gostou foi o meu amigo. Ele disse que é coisa de petista inconformado. Vou transcrever a letra do samba:

Orelha não é juiz

Zeca Pereira

Não condene

Sem razão

Não engane seu coração (bis)

Não julgue sem pensar

Não prejulgue, meu bem

Você sabe que ninguém

Deve se deixar levar

Pelo diz-que-diz,

Quem julga por ouvir dizer

É orelha e não juiz. (bis)

Voltamos e meu amigo não parou de esculhambar os sambistas, enquanto eu só fazia rir, mas até ele qando nos despedimos reconheceu que o samba era arretadoe e no estilo de Antonio Carlos e Jocafi. Inté.

P.S. Na verdade acho que o sambista se baseou no qe disse o espanhol Quevedo: "Quem julga pelo que ouve e não pelo que entende. é orelha e não juiz.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/12/2018
Código do texto: T6518333
Classificação de conteúdo: seguro