Peneirando

 
 
Temos a confirmação pela ciência que nosso cérebro não acumula todas informações recebidas, pois nem teria como assimilar tudo em pontos de memórias ativas, sendo estas retrógradas e recentes. Muita coisa é descartada para um salutar desempenho do indivíduo como um todo, pois uma disfunção orgânica advém de estímulos elétricos do cérebro, e, portanto, este precisa estar atuante, mas não sobrecarregado.
 
Recebemos uma gama infinita de informações áudio- visuais, vindas em formatos diversos, sons, formas, texturas, cheiros e paladares, isto levando em consideração os cinco sentidos, e ademais temos as impressões, que são vestígios de uma intuição mais aflorada que também nos informa e muitas vezes não damos o devido valor. Bem, assim, temos a estrutura cerebral dando aquela “peneirada” nas informações recebidas, isto falando a grosso modo, e claro um filtro no sistema límbico propicia esta atividade, então acabamos por agregar coisa de mais valia ao contexto e que estejam mais de acordo com nosso comprometimento frente   à vida.

 Creio, que em tudo fazemos isto, ao ler um livro, filtramos muita coisa, por vezes, lemos um capitulo e deste absorveremos uma frase impactante que tem conexão com o restante do conteúdo da história. Em casa, nos nossos afazeres domésticos, também fazemos esta filtragem, quer seja pela necessidade imperiosa de dar cabo da demanda das tarefas, quer seja pelo fato de administrarmos   o tempo para dispormos de momentos de cuidados nossos e pessoais, que sabemos ser de suma importância, porém nem sempre plausível.

 Ao selecionarmos estamos tirando algo impróprio naquele momento ou que requer uma maior adequação ao que necessitamos no ato, ou mesmo algo nocivo e prejudicial. Fazemos isto ao peneirar um arroz no escorredor, para eliminar grãos não aproveitáveis; o trabalhador rural que peneira o café e faz assim, a seleção dos grãos mais robustos e maduros para a torrefação; o garimpeiro que na busca do metal precioso, faz uma rápida e, por vezes, agraciada peneirada da lama do rio. Selecionamos tudo e necessário o é, senão como escolher o que melhor nos adequa no nosso intento, desde frutas até amizades, a lista é infinita.

Aqui, navegando pelo site, também o fazemos, talvez nem por maldade ou falta de consideração para com o colega das letras, mas é uma forma de “garimparmos” alguns pérolas literárias, e tem muitas, pelo menos na minha humilde concepção de escrita, há ótimos escritores e textos, claro alguns ficam devendo, e nem sempre o autor está muito inspirado ou talvez, nosso desejo não alie ao texto procurado, também há a questão que nem tudo que escrevemos é de excelência, claro que não, tenho por mim, nem sempre o que rabiscamos merece as “estrelinhas”, mas a inspiração vem e a escrita vai, se produtiva ou não, vamos selecionando e amealhando ao nosso conteúdo o que mais nos toca.

Enfim, peneirando separamos o joio do trigo e, seguimos, assim, vivendo, amando e aprendendo, fazendo uma menção ao autor Leo Buscaglia, a quem peço licença, agrego o peneirando.

 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 04/12/2018
Reeditado em 06/12/2018
Código do texto: T6518719
Classificação de conteúdo: seguro