Tudo ou Nada

Ninguém deve ser radical. Ningupem deve querer, coo se dizia antigamente, ser tampa de Crush. Mas deve ser verdadeiro e possuir amor próprio e brio, além da popular e necessária vergonha na cara. Não deve aceitar, por exemplo, o simulacro de amizade, a esmola de consideração, um molambo de respeito. Mais: não deve aceitar carinho pela metade, meio amor, um quarto de ternura, um terço de atenção, nenuka, nenhua migalha de sentimento. Não se deve contentar com faz de conta, convenções, essa simulação de boa educção, esses saracoteios sociais para fingor sentimentos.

Adoro o que disse Clariece Lispector: "Nao suporto meios termos. Por isso não me doo pela metade. Não sou sua meia amiga, nem

sua quase amiga. Ou sou tudo ou sou nada". Bingo!

Essa conformação com meios termos é fraqueza de caráter, falta de brio, covardia. Não se deve aceitar metades, migalhas, pedaços, restos, muito menos sobejos. É preciso prezar a nossa sensibilidade, o nosso eu, o que tmos de sentimentos. Não podemos renunciar à sensibilidade e nem aos sentimentos, aoq eue temos dentro, a nossa alma.Não podemos virar bagaço, molamo, farrpapo humano. Volto a Clarice Lispector: "Sabe o que quero na verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma". Uma verdade abissal.

Vou ficando por aqui, estou triste com pessoas que se conformam com migalhas e renunciam ao caráter. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/12/2018
Código do texto: T6521621
Classificação de conteúdo: seguro