Ano Novo, Hábitos Novos.

Começamos o ano novo, geralmente, cheios de planos pensando que o tempo não passa, que teremos um longo ano. Estipulamos metas que não cumprimos e, de repente, a frase " O ano está passando rápido."ouvimos de nós mesmos.

Quando nos damos conta, estamos entrando em um novo ano cheios de velhos planos.

Pior do que perceber que o ano passou e que não fizemos o que havíamos estipulado é ter a consciência de que o tempo decorrido não volta atrás, o prejuízo do tempo é irreparável e que junto com o ano que se vai, nossas forças se esvaem lentamente e, ainda, a constatação de que temos planos que se repetem em muitos calendários.

Para que o ano seja novo é preciso novidade, nova idade, rejuvenescer, mudar. Porque planos que nunca se realizam adoecem a alma e adoecem o corpo pela sensação consciente, ou não, de fracasso e, também, pelo comodismo resultante de uma desistência daquilo que se queria.

Se quisermos fazer um ano novo realmente, precisamos nos dar conta de que os dias continuam com 24 horas e que o ano continua com 365 dias e, ainda temos o bissexto.

O que mudou foi o número de distrações.

Estamos cercados de distrações e muitas vezes achamos que podemos controlá-las, mas não somos tão capazes assim.

O que podemos fazer é nos tornamos cegos e surdos àquilo que nos afasta dos nossos objetivos por mais prazeroso que seja

Outrossim, anotarmos em local visível ( para nós) que metas são essas, estipularmos data para que se cumpram.

De fato, em meio ao excesso de informações ao qual estamos submetidos o tempo parece curto porque a alma é insaciável, por mais desprendida que a pessoa se considere ser.

Podemos aprender muito com os animais de guerra, mais precisamente as éguas do carros dos faraós que eram treinadas de tal modo que não olhavam para a direita ou esquerda , mas íam sempre à frente, não importando o tamanho da dificuldade, ainda que a carruagem tombasse, prosseguiam para o seu objetivo. Dotadas de força e coragem, elas não desistiam, mesmo cansadas e feridas nunca paravam.

Se tomarmos essas lições para nós e não recuarmos nessa guerra que começa dentro de nós mesmos e parte para o mundo exterior, se lutarmos apesar do medo, da fraqueza, da dificuldade, da falta de apoio, se lutarmos apesar de qualquer circunstância, então, certamente teremos um Ano Novo em sua essência.

Afinal, os votos de que tudo se realizem no ano que vai nascer só funcionarão se eles não acompanharem somente as ondas quebrando na praia, mas acompanharem a quebra de velhos pensamentos e de velhos hábitos.

Feliz ano cheios de hábitos novos!