A FILHA GUERREIRA

“Viver é lutar. A vida é combate, Que os fracos abate, Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar”(Gonçalves Dias)

O sucesso de qualquer ser humano depende de equilíbrio entre o espírito e o corpo material, no entanto, poucas são as pessoas que buscam efetivamente contrabalançar essas duas premissas da felicidade. Uma minoria consegue atingir a plenitude do desenvolvimento. Daí, ser uma pessoa vencedora, capaz de transpor todos os obstáculos que a vida teima em nos impor, não é tarefa fácil, pois muitos ficam perdidos pelo caminho.

Sexagenário, meus sonhos nesse mundo reside nessa fase da vida a contemplar e aplaudir o sucesso de meus descendentes. Se não consegui mais, foi por deficiência própria. A esperança agora está depositada em meus filhos. Eles já me superaram na maioria dos quesitos, falta agora obviamente, aqueles associados ao amadurecimento, que só as rugas do tempo é capaz de proporcionar.

O assunto de hoje é justamente sobre um dos meus filhos. Mais precisamente, a minha filha do meio, a Paulinha. Engraçado, foi a única filha planejada, diferente dos outros filhos. A primeira foi uma surpresa agradável, um mês após o casamento, veio o anúncio da gravidez de minha esposa. O terceiro, temporão, escapuliu: oito anos depois da segunda, um presente inesperado de Deus!

A Paula, a do meio, já era chamada por esse nome na barriga de sua mãe, apesar de não saber seu sexo, tínhamos a convicção que Deus tinha nos presenteado com uma menininha. Assim, aconteceu! Linda e muito ativa, desde o começo de sua existência. De temperamento irrequieto, sempre gostou de movimento.

Já nos primeiros anos, mostrava uma vitalidade impressionante. Lembro-me de um fato que ilustra muito bem sua disposição, tínhamos viajado mais de 1000 km da praia até nossa cidade. Na chegada, pediu-nos para deixá-la no clube de campo, que depois voltaria com as amigas. Claro que não permitimos!

Formou em Direito, casou-se, mudou de cidade, desfez seu casamento, passou em um concurso no sul do país e casou novamente. Tudo isso num ritmo frenético, como tudo em sua vida. Atleta amadora, mas de ponta, sempre chegando entre os mais bem classificados com sua bicicleta. Ademais, com muito esmero, vontade e entusiasmo trabalha na defensoria pública de Florianópolis.

A propósito, tomamos conhecimento recentemente da luta dos servidores da defensoria para conseguir um salário mais justo. Notadamente, a Paula e mais alguns colegas de serviço foram fundamentais para homologação positiva dos deputados. Indo de gabinete em gabinete, no sentido, de esclarecer a legitimidade da revindicação salarial.

Naquela oportunidade, como o reajuste pretendido era uma questão de equidade, ficou demonstrado que o único caminho a ser tomado pelos representantes do povo seria conceder o aumento dos vencimentos pretendido pelos analistas da defensoria e assim aconteceu..!

Não pensar só em si, estar consciente dos anseios e das necessidades do próximo. Uma prática que sempre esteve em seu coração de cristã. Para nós seus pais, constitui uma honra ter colocado alguém tão especial neste mundo.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 16/12/2018
Reeditado em 18/12/2018
Código do texto: T6528196
Classificação de conteúdo: seguro