Fim de Semana

A fumaça é densa forte e escura... O motor ronca deixando saber da impaciência do motorista. A fila anda imóvel, mas não acaba, pois entrando dois no coletivo, mais três vem engordar a mesma fila. Todos têm o olhar vago e movimentam-se iguais, arrastando os pés, avançando vagarosos centrímetros. Portam inúmeras sacolas plásticas de supermercado, sacolas de lona, caixas de isopor. Todos chegam com as bagagens. São petiscos, tiragosto, bolachas, vasilhames plásticos com farofa e outras comidas de tempero forte. Muitas latas de cerveja, litros de Tubaína e garrafas de pinga. O sol ainda não nasceu, mas as nuvens rosadas precedem sua chegada. Pessoas usam gorros multicoloridos, luvas, alguns de tênis , outros de havaianas. Homens e mulheres com muitas crianças - algumas no colo, outras no chão, sonando. Algumas choram, outras estão tendo suas fraldas trocadas - vem a nova, vai a velha e suja, que é atirada ao chão. Quem passa chuta e olha indignado ao redor. Mas a fila anda. Muita laranja, alguém aparece vendendo café com leite e bolo fatiado, manteiga e queijo de coalho, tudo quentinho. Tem pinga com cinzano para aquecer, cigarro picado de marcas fortes. Uma velhinha chega de cadeira de rodas, empurrada por várias crianças e rapazes, todos da mesma família. Todos falam ao mesmo tempo: " vó, quero carne", " me dá tubaína", " quero doce ,tapioca tio". O Ciço pegou um cigarro aceso do chão - ' o que é isso que cê tá bebendo, pai? é pra esquentar?" " quero bolacha". "Chegou nossa vez de entrar. Ajuda sua vó, menino, vamos levantar a cadeira. Cuidado pra não deixar ela cair", "mãe, o nenê fez coco de novo, troca ele?", "agora não dá, menina. Vamos assim mesmo. Alguém já vomita pela janela, 'sai de baixo, é mulher prenha enjoada!'.

A pressa aumenta, o ônibus começa a andar - "mãe, espera!" "para o ônibus, moço! Meus meninos estão no fim da fila". "olha o algodão doce!" Um garoto grita "mãe, eu quero!" "Biscoito salgado e doce! "Moça, quer comprar cocada feita em casa?" "olha o balão de gás, um real cada". O sol está chegando, muito ouvem rádio de pilha; "olha o churrasquinho quentinho", " quer pipoca? Tem doce e tem salgada!"

O sol está chegando. O motorista está fumando. Tem um bebê vomitando ali!, outro fazendo xixi!. Aqui embaixo, alguém gritando.

O ônibus lotado. Tem gente em pé, tem gente sentada no chão. Alguns casais de namorados sentam-se um no colo do outro. Alguns dormem " O trocador se desloca com dificuldade, cobrando a passagem. Ei, já paguei, moço!

O ônibus estremece - começa a andar. Tem gente pendurada na porta, fumando.

O sol desponta forte e, lá vai o expresso

A Caminho de um Fim de Semana na Praia.

" Fim de Semana"

RBezerra
Enviado por RBezerra em 16/12/2018
Código do texto: T6528462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.