“DOCE” ILUSÃO
Como era "doce" a minha ilusão de criança em todos os natais da infância!
Eu esperava até o sono me tomar aguardando o bendito papai Noel puxado por suas renas em sua carroça mágica para me entregar o presente pessoalmente. Ao amanhecer eu descia da rede feliz para pegar meu presente. Procurava por toda a parte e lembrava que o “bom” velhinho descia pela lareira com os presentes. Mas enfim, não tinha lareira em casa, minha casa era coberta de “cavaco*” e revestida de pau a pique.
Vinha a vontade de chorar seguida de uma grande decepção e a pergunta: por que papai Noel não gosta de crianças pobres?
Cresci na “doce” ilusão de receber um presente do velhinho da roupa vermelha, mas o certo é que ele nunca me deu o ar da graça e então minha inocência fora desfraldada pela infâmia mentira.
Quando adulto e meus filhos nasceram de vez em quando havia alguém para pregar-lhes a mesma peça de enganar pobre, dessa vez eu não deixei que isso fosse para frente e sempre explicava: filhos, se vocês receberem algum presente no Natal foi porque seus pais lhes deu ou alguém de bom coração, mas esse velho chamado Noel jamais, pois ele não gosta de crianças pobres. Ouvia das pessoas que eu estava tirando a inocência dos meus filhos, mas dos meus filhos cuidava eu e jamais deixaria eles passarem tanto tempo nessa “doce” ilusão que eu inocentemente passei.
Se me perguntarem se tenho ódio do velho Noel eu diria que não, mas carrego um pouco de ranço sim dele por gostar apenas daquelas crianças que tem pais com condições de comprar presentes e os meus pais não tinham condições as vezes para comprar nem o básico da alimentação, não tinha condições para comprar uma ceia de natal, quanto mais comprar presentes para seis filhos.
Que me chamem de diferente ou de qualquer outra coisa, mas natal para mim sempre foi um grande fiasco, nunca vi graça nenhuma naquelas musiquinhas de enganar as pessoas, principalmente aquelas pessoas que ver entrar e sair natal sempre na mesma esperança de encher a barriga e ver tantas mesas fartas enquanto a maioria não tem nem o básico do dia a dia para se alimentar.
Onde está papai Noel?
E Jesus quando nasceu?
Grande ilusão de um nascimento
Do qual ninguém sabe quando foi!
Anticristão? Deveras não sou
Acredito não exatamente em Cristo
Mas sobretudo no amor
Amor que alguém escreveu
E disse que ele falou
Se ele é lenda ou não
Isso não me importa
O que importa são os ensinamentos
De amor, paz e alegria
Destruídos por tanta mentira
De um Noel que ainda me “pira”
Respeito sim seu natal
Mas por favor, não me “tira”
Como otário pra essa festa.

JOEL MARINHO
 
*Cavaco – pedaço de tábua mais ou menos do tamanho de uma telha com um prego em uma das extremidades para segurar na ripa.

https://pt.depositphotos.com/73609569/stock-photo-santa-claus-rides-reindeer-sleigh.html