O NATAL É UM ANIVERSÁRIO?

Reflexão...

A pergunta que deveríamos fazer sobre o NATAL é esta: A data também simboliza um aniversario? Sob o ponto de vista da simplicidade e da

comunhão entre homem e Criador é que podemos chamar o Natal de

aniversário. Deus na sua infinita grandeza se nivela à nossa singeleza de ser humano (carnal) para mostrar sobre a bondade humana que, antes de qualquer coisa, há de se ter humildade como um parâmetro da igualdade. Temos de nos igualar como seres. Há aí uma harmonia de existência que não pode ser mensurada por qualquer tipo de hierarquia. Aí se pode dizer que o Natal é um aniversário porque é igual para todos; Criador e Criatura.

Entretanto, há algo mais profundo nessa data. O aniversário se concretiza e se aperfeiçoa em cada endereço onde há um ser humano. Agora o Natal não! Ele não tem endereço e nem particularidade. Ele é Universal. Transcende às nossas singularidades. Em cada Nação, em cada etnia, em cada crença, em cada lar, em cada hospital, em cada infortúnio, em cada benção, em cada alegria, em cada derrota e em cada vitória, há um sentimento igual para todos os seres humanos que é a necessidade de reverenciar e louvar ao nascituro. Esse nascimento não é algo encomendado ou programado por inteligência humana. É algo vindo dos louvores e dos fachos de luzes espirituais que, na sua eterna concepção de Universo dá ao mundo um espelho de bondade e fraternidade, cujos predicados devem ser os holofotes que guiam a dignidade humana.

Natal, sob esse sublime princípio da Criação é um evento que supera

todas as imaginações inférteis. Ninguém tem notícia de uma data que

reverencia o nascimento do Rei das Trevas. Creio que nem o ser humano

mais avesso à bondade possa ter preferência por uma data tão enclausurada na escuridão. Isso nos dá a segurança que o bem maior é o DOM DIVINO que nos foi legado por Jesus Cristo quando Nasceu. O seu calvário e as maldades humanas ressurgem em nossa civilização como a degradação moral do alicerce de segurança humana. Entretanto, só serve para reforçar a nossa luta contra tudo que deprime e rebaixa a raça humana. Logo, até nisso o Natal mostra que os seres humanos têm no que se amparar quando sofrem, porque o sofrimento purifica. Esse foi o último ensinamento deixado por Jesus Cristo quando se submeteu ao livre arbítrio de seus malfeitores.

Assim, o Natal, através de um sentimento Universal nos mostra a

grandiosidade de ser gente. Faz as pessoas enxergarem o lado solidário e humano nas carências pessoais. A gente erra. A gente acerta. A gente faz. A gente se arrepende. A gente aprende. A gente vive. A gente cria. A gente se movimenta. A gente inventa. A gente evolui. A gente se vai...Mas, tudo vale a pena, quando se compreende que nada é em vão. São tarefas a serem cumpridas. As vezes com luta, as vezes com inteligência, as vezes com persistência, tudo em sintonia com as regras morais deixadas pelo legado da sabedoria. Por isso, uns aprendem mais que os outros, porque sabem aproveitar as lições que a vida oferece para se tornar alguém mais humano e mais compreensivo com as diversidades das facetas humanas.

NATAL é a oportunidade dada aos seres humanos de darem-se as

mãos. De se abraçarem em família, de se unirem como cristãos. Portanto, não é um aniversário é uma cerimônia de lembranças Universais. Não acontece em apenas um endereço. Acontece no Mundo. Acontece na vida de milhares de pessoas ao mesmo tempo. Esse é o milagre e o evento mais grandioso da humanidade.

Por isso, está agendado para o 'apagar das luzes' de cada ano.

Até nisso o nosso Criador foi cirúrgico. Dá a oportunidade de que as pessoas, depois de um ano todo, possam refletir e através de um sentimento universal possam recomeçar o ano vindouro com mais bondade do que rancor em seus corações.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 24/12/2018
Código do texto: T6534513
Classificação de conteúdo: seguro