A unidade

Dezembro chegou e com ele as comemorações natalinas que são uma alegria para muitas pessoas, pois celebra uma data de festa, de renovação, de acreditar de novo, de espiritualidade. É tempo de família, confraternização. Mas também, de encontros e despedidas, lembrar e relembrar a vida, buscar o eu interior.

Todos os anos no bairro Canoa era a maior festa nesta época, as crianças corriam pelas casas brincando com os amigos e familiares enquanto os pais preparavam um banquete, organizando um espaço bem bonito para celebrar. Eles eram felizes. O ano podia não ter sido o melhor de suas vidas para comemorem, mas sempre faziam um esforço para que essa data fosse a melhor do ano. Porque viver é isso, é encarar de frente os obstáculos e amadurecer com os erros e seguir em diante, haverá muitas vezes situações em que não saberemos como reagir, fácil não é e nunca será, somos seres humanos, tão fortes e ao mesmo tempo sensíveis, somos reflexos de nossas próprias superações.

As famílias desse bairro representam a sociedade como um todo, de pessoas fortes e batalhadoras, que não apenas vive, luta e é resistência em um mundo cada vez mais desumanizado. Tantas perdas, derrotas, tristezas mudam um indivíduo e o transformam, ninguém é hoje o que foi ontem e não se pode culpar por isso, pois estamos em constantes alterações. Como é lindo ver a reconstrução de pessoas em meio ao caos e tantos impasses, assim é quando se percebe o que é ser unidade, o que é fazer parte de uma pequena, mas significativa transformação. Superação é a melhor palavra da língua portuguesa para descrever esse momento.

O ano que se encerra teve muito disso, agora é aquele momento em que devemos nos preparar para o que virá, eu vejo da esquina de casa algo novo se aproximando e cada dia está mais perto enxergo o 2019, ele vem de uma forma diferente dos outros, talvez seja por causa de grandes mudanças e perspectivas, ao certo, ainda se desconhece. Possa ser que ao ver acredite que ainda não esteja pronto, mas eu te proponho uma linha do tempo e verá que ao olhar pela porta, janela ou mesmo o teto nada haverá mudado porque essa mudança que procura vem de dentro é de lá que começa uma nova jornada, aquele novo brilho que seu olho tanto espera, ao concatenar suas potencialidades surge um novo ser humano, com uma visão mais nítida. É por isso que se deve festejar, a vida é tão curta para perdermos tempo, somos todos unidades de estruturas maiores, de objetivos maiores do que podemos imaginar. Que jamais tenhamos medo de se abrir a uma nova experiência, propósito todos temos, se agarre aquela faísca de esperança e deixe a brilhar.

É importante expressar que muitas situações que vivenciamos no decorrer desse ano não foram planejadas por nós ou quisemos que acontecessem elas simplesmente aconteceram sem nosso domínio ou controle, mesmo que seja difícil superar tudo isso, nunca desista de nada que acredita e mais, sonhe, sonhos nos tornam melhores. Existem muitos caminhos e estradas pelo mundo e milhares de pessoas passam por elas todos os dias, mas a maneira como você o encara e percorre é exclusivamente sua, o que faz com que cada pessoa seja única é 0,01% do DNA, é pouco mas o suficiente para fazer de mim diferente de você, mas isso não o limita, te faz mais forte e capaz de vencer as mais duras batalhas do seu jeito.

Eu esperei o ano inteiro para dizer isso! E antes que saia dessa página:

“Onde quer que esteja, um Feliz Natal! ”

Francisco Pereira Jr
Enviado por Francisco Pereira Jr em 24/12/2018
Reeditado em 07/07/2022
Código do texto: T6534814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.