Coisas que supunhamos saber

Você já até leu nos livros e ouviu algumas destas citações. E, talvez, por isso julgar saber. Mas na verdade, se ainda não passou por situações de provas, apenas ouviu dizer.

Mas quando chegar a hora, percebemos que Rock Balboa tinha razão, ninguém vai bater tão forte quanto a vida. São provas que nos convidam a crescer. Mas não é uma questão de bater forte, mas do quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. Isso se chama resiliência.

No filme "A Procura da Felicidade", Chris Gardner, o protagonista, nos ensina que não podemos permitir que ninguém nos dica que não somos capazes, na cena com seu filho na quadra, tentando jogar basquete. Podemos até permitir que diga, usando a técnica da bala perdida , entra por um ouvido e sai pelo outro. Nós é que não podemos acreditar nesta grande baboseira. Você se transforma naquilo que pensa que é.

O filme OHomem Aranha, faz com que reflitamos sobre nossas habilidades. E adverte-nos, com muita propriedade: grandes poderes, trazem grandes responsabilidades. Portanto, você não é definido pelo que sabe. Mas por aquilo que faz com o que sabe. Ou seria apenas um HD poderoso, e para quem gosta do velho, uma enciclopédia. Você, numa sociedade, queira ou não, mas acima de tudo pelo universo, é definido pela utilidade que tem.

Uma citação atribuída a Shakespeare diz que o importante não é o que você tem na vida. Mas quem você tem na vida. Não confunda isso com posse. Pode mensurar esta "propriedade" com mais segurança, imaginando em quantos corações já consegui fazer morada. E quantos deixaram a porta aberta para entrar quando quiser. Quer uma dica? Não gasta seu dinheiro comprando coisas para impressionar. Invista-o em momentos inesquecíveis com estas almas queridas.

Fernando Pessoa, o grande poeta português, foi profundo na chamada de atenção: "Se você é educado, mas é grosseiro com o garçom, então você não é educado." Seja gentil com todos. E não apenas com aqueles que julga estar numa boa posição social. Seja inteligente.

Ah, homem chora. E mulher não está sempre certa. Exceção feita a essas que estão lendo este texto. E se você nunca pensou em desistir, é porque não lutou ainda por nada que valha muito a pena.

Desejo, como Victor Hugo, que apague um gato, alimente um cuco e ouça um João de Barro erguer triunfante seu canto matinal. Pois assim se sentirá bem por nada. Por nada que possa ser comprado, pelas coisas simples da vida. Que precisam ser conquistadas.

E ninguém está só. Esta frase é minha , de um texto com esse título. O problema é que nem sempre são boas companhias. Mas o lado bom é que isso é apenas uma questão de ajustar nossa sintonia.

E para terminar esta breve reflexão, vamos de Shrek 2, com a magnífica mensagem do Biscoitão, morrendo num mar de leite para salvar seus amigos: "Seja boooommm!" Jesus disse, quando chamado de bom, que somente Deus o é. Mas a busca é válida. Penso que é como caminhar entre zero e um, numa divisão infinita, ponto a ponto. A cada passo você percebe que a jornada é árdua e inatingível. Mas esse infinito não nos humilha, apenas nos facina pela oportunidade de sermos infinitamente melhor. Infinitamente mais humanos.

Rodinei Moura0