O NATAL LEMBRADO E REFLETIDO                                                   NO DIA SEGUINTE  À FESTA DOS REIS MAGOS....

Natal, Luz que vem do céu à terra e da terra volta para o céu, abrindo e formando um caminho novo com o desenho da letra V.         V de Vida, de Vitória, de Vencedor, de Verdade e de Valores novos. Ontem, dia seis de janeiro, foi o dia dos Reis Magos. Na liturgia da igreja vamos celebrá-lo amanhã, domingo.
O que é a festa dos Reis Gaspar, Baltazar e Melquior, que seguiram a Luz da estrela e encontraram o menino? É a festa da manifestação da Luz do Natal para todos os povos do mundo.                                      Jesus veio para todos, sem distinção de cor e de cultura. 
Ele é o Ontem, o Hoje e o Amanhã. Os reis levaram mirra, ouro e incenso para o Rei dos reis e após o encontrarem, depois de muitas dificuldades, começaram um novo caminho de vida interior. Hoje nós, também, devemos oferecer ao menino Deus, os dons recebidos para viver a justiça e a fraternidade, superando os desafios e olhando, sempre, para a Estrela de Deus.
Mas hoje nossa família está celebrando, também, outra festa. A festa do Batismo de um menino chamado Luis, que significa Luz. Quando estamos para nascer dizem: A mãe vai dar a luz, a uma criança. Quando somos batizados, esta nossa luz é fortificada com a Luz de Deus, com a Luz do Natal, porque somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Natal é a personificação de Deus na família humana, na família de Nazaré.  José, o Pai, Jesus, o Filho e Maria, a esposa do Espírito Santo. Quando chegar a nossa hora de partir deste mundo, nossa Luz aumentará, mais ainda, porque estaremos na presença da Luz do verdadeiro Natal, a Luz de Deus, do Deus Trindade.
O Tempo do Natal termina sempre com a festa do Batismo do Senhor, que este ano será na próxima segunda feira, dia nove. 
 
 Continuando nossa reflexão e lembrando o que aconteceu na  nossa noite de Natal.   Eu perguntei aos presentes:  Quem viu a árvore da Lagoa? Ela é bonita? Sim, muito bonita, com muita luz. Mas esta nossa árvore de Natal que foi preparada e que vocês estão apreciando, contemplando, pela primeira vez, é muito mais bonita. Sabem por quê?  Porque a árvore da Lagoa vai ser apagada no dia seguinte ao dia de Reis, e a nossa ficará acesa sempre, porque ela é feita de gente, de vida, com a nossa Luz  e que não pode ser apagada nunca.
Quero fazer um pedido a vocês. Este ano, preparei esta árvore com cinquenta e duas fotos dos acontecimentos que marcaram este ano: aniversários, passeios, cursos, casamentos, trabalhos voluntários, dos quais eu e vocês participamos e que tive oportunidade de registrar.no celular e no meu coração. 
Agora, uma proposta para todos:  nossa próxima árvore de natal,  a do ano que vem, poderá ficar mais completa, mais bonita e mais luminosa,  se cada um de vocês, trouxer fotos de suas experiências com amigos e ou parentes para fazer parte deste encontro.   Será um gesto de Ação de Graças a Deus por tudo que acontecerá durante o novo ano.  Posso sonhar com a nossa nova árvore de Natal?
Que a Luz do Menino Deus continue a iluminar, sempre, cada um de nós para que sejamos Instrumento de Sua Paz!

                                            Em, 07 de janeiro de 2006    Catequista  Terezinha Domingues
Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 31/12/2018
Código do texto: T6539634
Classificação de conteúdo: seguro