O tempo passa e tudo muda
 
 

Dizem que Tancredo Neves era muito desconfiado e não gostava de falar ao telefone. Dizia aos amigos e assessores que telefone só servia pra marcar encontro em lugar errado.  Ele viveu numa época que era normal os telefones serem grampeados sem autorização judicial.

Quanto aos grampos estão perdendo a razão de ser. Os tempos mudaram. Estamos quase em 2019 e o avanço tecnológico da última década deixou no chinelo até os mais futuristas. O telefone fixo que era um luxo das famílias mais abastadas deixou de ser usado. Até o celular que é mais recente, já  quase não se usa para fazer ligações.

Lembro-me que no Natal e Ano Novo, as linhas ficavam congestionadas de tantas ligações.  Não se preocupe! Seu telefone não vai ficar assim, estou falando de outra época. O telefone perdeu uma de suas principais funções que era ser usado para falar com outras pessoas.

Atualmente, quando o telefone toca dá até medo, pois provavelmente, será caso de morte na família, uma atendente de telemarketing ou mesmo uma cobrança.  Nem pense mais naquelas mensagens de amor, rsss.  Quanto aos grampos, há tempos deixaram de ser o principal meio de provas obtidas pela polícia, pois já  não se encontra quase nada neles, parece que estão usando o telefone somente para marcar encontro em lugar errado.

Os métodos investigativos com as novas tecnologias são bem mais sofisticados, é preciso usar escuta ambiente, programa espião e a rainha do momento, a delação premiada. O dilema tem sido para os criminosos, pois precisam  apagar os vestígios do crime e ao mesmo tempo, guardar uma prova para poder negociar com a polícia, caso sejam pegos.

Por ser mudança de ano sempre me vem à mente algo do passado e, acabei lembrando -me da inquisição, época em que sob tortura até os inocentes confessavam. Assim, ao cometer um crime, já não basta a confissão do réu, que pode mentir para se proteger, para obter algum benefício ele precisa ter uma filmagem, uma foto, dados, muitos dados.

Talvez o crime ainda compense, mas tá bem mais trabalhoso se livrar da policia. A tecnologia atual supera até filme de ficção científica.  Na era do Touch screen, Direct, Netflix, Whatsapp e Twitter, falar de vídeo cassete, máquina de escrever, câmera de tirar foto, calendário, cartão de natal e ano novo  e telefone  é tão jurássico! Vou parar por aqui.