Haja leis!!!

No Brasil há muitas leis, e a cada dia são promulgadas sabe-se lá quantas leis, e tampouco se sabe qual a razão de ser de todas elas. Há leis para todos os gostos... Gostos de quem? Dos homens que vivem de conceber leis, pois os brasileiros ignoram a existência de 99,99% delas, e sabe que das outras 0,01% a metade existe para seu prejuízo.

Para a solução de um simples litígio - o que se dá após a morte de todos os litigantes -, batalhões e esquadrões de advogados, promotores, procuradores, juízes, intrometidos e curiosos se debruçam sobre volumosas edições atualizadas, e muitas desatualizadas, de códigos de todos os gêneros, o Civil, o Penal, O Constitucional, O Comercial, o Direitista, o Esquerdista, O Trabalhista, o Vagabundista, o Rabulista, e compulsam manuais de instruções de aparelhos eletrônicos, o livro de feitiços do Harry Potter e o Caderno de Receitas da Palmirinha.

E qual a razão da legiferância? Qual o porquê da existência de pilhas e pilhas de calhamaços de leis? Só consigo conceber duas razões: a intromissão opressora dos governos na vida dos cidadãos - intromissão que tem em vista a exacerbação de hostilidade mútua, e não a prevenção, ou resolução, de conflitos -, e a corrosão moral vigente - corrosão moral que é produto da ação dos governos, que dão incentivos à transgressão, ao rompimento dos vínculos afetivos com a família, ao repúdio à moral universal, eterna.

Se se fortalecer, no Brasil, valores morais universais, muitas leis serão dispensáveis, pois leis não educam - e muitas delas só existem visando a defesa de interesses escusos, inconfessados, de gente que deseja o mal governando o mundo.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 01/01/2019
Código do texto: T6540077
Classificação de conteúdo: seguro