PRECISO FAZER UMA DIETA

Preciso fazer uma dieta. Este período entre natal e ano novo foi punk.

Tirei uns dias de folga e foi um desastre. Comi demais.

Entre chesters, churrascos, panetones, salpicão, churrascos, pizzas, xis tudo, rocamboles na brasa, churrascos, risoto de camarão, churrascos percebi o peso tomando conta. A gordura me envolvendo lentamente como as ondas de um tsunami.

Final de ano é a época de se traçar metas para o ano seguinte. Fazer dieta sempre está entre elas.

Quer emagrecer? Existem duas maneiras.

A primeira é ingerir menos calorias do que se gasta. Se você num dia gastar 5000 calorias e na sua alimentação repor somente 4000 você vai emagrecer. Fácil não? Não. Se fosse fácil não existiriam tantas dietas por aí.Nem tanta gente gorda. Cada semana sai uma nova.

Vigilantes do Peso, dieta do Dr. Atkins, dieta do Mediterrâneo, dieta do Jejum, dieta Slim Fast e por aí vai. São tantas que chega a dar fome.

Existe até uma dieta chamada paleolítica que prega (veja você esfomeado leitor) que para emagrecer deve-se comer o mesmo que os homens da idade da pedra comiam. Bastante carne, peixe e frutos, nada de verduras e legumes. Poxa, essa eu já faço e não sabia. Mas pelo que vejo no espelho não funciona comigo.

A outra maneira, tão dolorosa quanto a primeira diga-se, é fazer alguma atividade física que apresse o metabolismo, acelere a queima de calorias e consequentemente faça com que você emagreça. E aí que está o problema. Não sei vocês, mas eu vivo numa ilusão física, uma espécie de autossabotagem crônica quando se trata de fazer alguma atividade.

Vou citar um exemplo e muitos vão se ver nele.

Terminou o verão do ano passado e decidi que precisava emagrecer. Antes de começar me dei conta que logo logo estaríamos na páscoa e, vocês sabem como é, não é uma boa época para começar dietas. É muito chocolate, ovinhos deliciosos, aqueles coelhinhos cheios de balas dentro, as cestas abarrotadas de guloseimas, sacos e mais sacos de Sonho de Valsa, sem contar o almoço no domingo.

Resolvi então que seria melhor esperar passar a Páscoa.

Segunda-feira, 1 kg mais gordo, estava decidido a iniciar. Caminharia 1 hora por dia 5 vezes por semana. Na sequência partiria para corridas leves intercaladas com caminhadas rápidas também 5 vezes por semana.

Mas me dei conta que o verão estava acabando. Horário de verão terminandol, começando a escurecer mais cedo, aqueles dias mais fresquinhos, o friozinho chegando. Frio pede um bom vinho. E o vinho pede um prato quente. Um risoto, uma sopa. Eu adoro sopa.

Tenho aqui em casa um fogão a lenha. Vocês já comeram uma galinha caipira ensopada no fogão a lenha, numa panela de barro capixaba? Com cebolinha picada e banha de porco? Galinha da colônia, tratada no milho? E para acompanhar uma polenta feita com farinha caipira? Misericórdia! Dieta no inverno? Nem pensar.

Entra setembro, 3 kg mais gordo e o tempo começa a esquentar.

É a época ideal para calçar um tênis vestir uma camiseta, um calção e sair por aí queimar toda essa gordurinha do inverno. Disposição a mil, a vontade também, não fosse o fato de que outubro é o meu aniversário e aí sabe como é, não tem lógica começar uma dieta e interromper após quinze dias, não é verdade? Somos todos maduros.

Deixemos então para o verão.

E assim vamos nos iludindo, enganando a si próprio e como disse Einstein querendo ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

Por isso, meus amigos, está decidido, Depois do verão, farei uma dieta rigorosa, vou melhorar minha saúde, meu preparo físico e meu visual. Chega de sedentarismo, chega de corpo mole

Não começo antes porque, sabe como é, verão é complicado, cervejinha com os amigos, torresminho, carne assada.

Mas deixa passar o verão, depois da páscoa começo. Se não esfriar é lógico.