Sem falso poderes!

As pessoas falam em meus poderes ou simplesmente ter poder como se fosse quase uma qualidade superior. Quase sempre, “ esses meus poderes” jamais são pelo coletivo, para auxiliar alguém, invariavelmente, os tais poderes são para beneficio próprio. Se olharmos no dicionário, há uma gama de significados para esta palavra: verbo que é transitivo direto e intransitivo ter a faculdade ou a possibilidade ou transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo possuir força física ou moral; ter influência, valimento.Também poder ser: Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas. O termo em si não possui valor maléfico, pois todas palavras nascem inocentes e livres pelos dicionários ou na língua do povo como diria o escritor Oswald de Andrade. Nós que vamos atribuindo-lhes significados nefastos e indigestos como o tal empoderamento, outra palavra que vem do poder que foi usada em demasia. Muitas vezes, como uma ideologia boba para enaltecer bobagens femininas e não para elogiar a mulher em si como uma pessoa que por si só se basta. Então, sem meus poderes ou empoderamento, acredito no universal, em tudo que podemos (poder) proporcionar de melhor ao coletivo.

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 09/01/2019
Reeditado em 10/06/2020
Código do texto: T6546753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.