CONVIVER COM AS DIFERENÇAS
Crônica de:
Flávio Cavalcante


 
     Nesse mundo de meu Deus viver é uma arte, principalmente quando temos que conviver com pessoas com diversidades de opiniões e caráter. Todos nós sabemos que é mais fácil lhe dar com bichos do que com o ser humano.
 
     O ser humano é muito complexo de se lhe dar acredita-se que desde a época de sua desconhecida origem. Trabalhar em grupo então, exige de cada um, muito autocontrole. Até uma mensagem enviada, pode ser entendida distorcidamente e causar uma situação constrangedora por causa de uma interpretação equivocada.
 
     Na escrita, basta uma vírgula, acentuada no lugar indevido para a interpretação ser completamente distorcida da proposta que a mensagem deveria ser passada.
 
     Conta-se uma história, num determinado grupo de funcionários dentro de uma multinacional e pede-se para cada funcionário passar essa mesma história para outros grupos de outras filiais da mesma empresa. A pesquisa descobriu que cada um funcionário distorceu um pouco a história e o resultado final da mensagem transmitida foi completamente diferente da original.
 
     O meu professor de psicologia na faculdade disse que tem mais de trinta anos de profissão, fez doutorado em Genebra e desde esta época sempre exerceu a função da sua profissão e o mais curioso é que ele disse em bom tom em sala de aula, que mesmo com todo este know-how na sua área, nunca conseguiu entender a mente humana, muda toda hora. Acorda de um jeito e basta o mínimo de acontecimentos para ter uma mudança de comportamento repentino. Cada um age de forma diferenciada.
 
     Especialistas afirmam que saber conviver com as diferenças e se sair bem das adversidades encontradas na convivência do dia a dia com elas é considerado uma arte pra pouquíssimos por exigir sabedoria. Há até quem acredite que são seres evoluídos espiritualmente pelo fato de saber sobressair do ninho de serpente sem se machucar.
 
     Muitas organizações recrutam estas pessoas consideradas nobres por saber lhe dar com as diferenças e lhe põem em mãos responsabilidades para um convívio diário com cabeças e mundos diferentes. Pessoas chão de fábrica, pedras embrutecidas de difícil convivência em grupo. Estes gestores agem mais com muita psicologia melhorando o relacionamento do cidadão na equipe na intenção de uma grande motivação em prol de um bom resultado na organização.
 
     Vários estudiosos tentaram desde o antepassado desvendar o mistério que envolve a mente humana e até os tempos atuais ainda se rasteja com perguntas sem obter nenhuma resposta. Os mistérios ainda circundam nas cabeças destes profissionais, onde acreditam que o segredo e as respostas para suas perguntas estão guardadas à sete chaves bem protegidas pelas mãos do nosso criador.
 
 
Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 13/01/2019
Código do texto: T6549939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.