Enjuvescer

Você percebe que está crescendo quando passa a não chorar mais quando cai. Você percebe que está crescendo quando passa a querer mais futebol ou maquiagem que carrinhos e bonecos. Percebe que está crescendo quando sente o peito bater forte e a alegria subir até a garganta.

Você descobre que cresceu quando abandona os desenhos de fazendinhas, um animalzinho de quatro patas que você chamaria de boi, e o sol com sorriso por uma folha que contem, por muitas vezes, apenas alguma figura. Talvez seja um carro, ou talvez seja nada. Sua preguiça ou falta de criatividade ao desenhar também exprimem que você cresceu.

Você vai dizer que está amadurecendo quando achar que seus pais fazem você pagar mico com seus beijos, abraços e apelidos. Eu não sou mais criança, você vai dizer; e eles dirão “pra gente você nunca crescerá!” Seus primeiros beijos, essa eliminatória que é escolher um namorado ou uma namorada, o choro no banho pelo coração partido, isso são sinais de que a idade está chegando. Se você abandonar os desenhos animados é porque a coisa está crítica. Está me ouvindo?

Fazer a carteira de trabalho, alistar-se no exército, distribuir currículos ou fazer vestibular servem como divisores de água entre seu eu novo e seu eu jovem. Pena que a juventude talvez seja (na verdade é, porém não quis assustar você) a fase mais rápida da vida. Entre brejas e tragos, conversas e baladinhas, amassos, namoro, trabalho e (talvez até com muito custo) a faculdade, vêm mais anos que correm com você.

Você vai perceber que virou adulto quando chamar os adolescentes de crianças, garotos e garotas. Uma hora você vai ter que largar a academia porque um neném está chegando. Olha você sendo mãe ou pai pela cidade. Agora vai ter que trocar fraldas na rua, carregar no colo, ter dor nas costas e aturar pirraças. E sabe para quê? Para que logo, logo, antes mesmo que você perceba, seu filho diga que você está pagando mico (OTÁRIO/A). E adivinha o que você vai dizer!? Exatamente! “Para mim você nunca crescerá!”

Aí você se encontrará na realidade e verá que o tempo passou tão rápido que você já está no lugar de seus pais, antes até do que você pensou. Pelo tempo passar rápido que você não viu que seu filho cresceu; por isso você sempre achará que tem uma criança sob sua proteção.

Quando seus netos nascerem eu aposto que você vai gritar aos quatro ventos que o melhor da sua vida começou, porque você vai poder brincar sem responsabilidade e amar sem correria. Você vai perceber que envelheceu bastante quando usar expressões como “no meu tempo isso, isso, e isso...” ou “na minha época tal tal tal...” Seus remédios serão seu novo divisor de águas. Assim que você começar a jogar buraco ou dama, fazer tricô ou caminhada todos os dias, pode ter a total certeza de que você enjuvenesceu! Confie em mim, agora é hora de contar histórias, hora de fazer dança de salão, funk e zumba, pular de paraquedas, namorar pelos jardins e ir ao banco. Você só percebe que enjuvenesceu quando não se importa com as rugas; só percebe que enjuvenesceu quando sabe que esbarrar pode quebrar, no entanto você vai achar que tudo já está quebrado mesmo.

Sabe o que vai ler? A bíblia. Sabe o que vai querer? Chá. Adivinha o que vai desejar.... Isso mesmo: ter aproveitado melhor o envelhecimento. Mas sabe o que você não vai querer? Voltar atrás! Nem mesmo para ser jovem de novo. São muitas as asneiras, mas sofrer por besteira é canseira. A gente é tipo trepadeira: cresce, cresce, cresce e se renova!

Por favor, não me remova do tempo.

Crônicas de um Ignorante
Enviado por Crônicas de um Ignorante em 13/01/2019
Código do texto: T6550022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.