Os incomodados estão por aí ...

Parece perda de tempo tecer comentários sobre pessoas que se sentem incomodadas com o bem-estar, o sucesso e a felicidade do outro, mas é bom que se faça uma breve consideração porque essas pessoas podem estar bem pertinho – no grupo social, profissional ou até mesmo familiar. Quem nunca foi rotulado de exibicionista por ser extrovertido e bem resolvido em apresentar-se em público ? Quem nunca foi chamado de arrogante por não temer desafios ? Quem nunca foi apelidado de CDF por estar entre os melhores alunos da classe ? Quem nunca foi identificado como puxa-saco por ter sido promovido por merecimento ? Quem nunca foi comparado à hiena por estar sempre rindo ? Quem nunca foi criticado por possuir boa fluência verbal, e com isso garantir a atenção do ouvinte ? Quem nunca foi taxado de chato só por gostar de poesias ? Quem nunca foi tido por “pseudo” isso ou “pseudo” aquilo só porque faz uso das suas habilidades intelectuais ou culturais ? Pois é, as pessoas que vivem com fidedignidade aos seus valores íntimos e cognitivos e expressam-se com transparência na busca dos seus objetivos pessoais, profissionais e sentimentais, naturalmente causam incômodo naquelas com baixa auto-estima e prisioneiras da sua própria ignorância, como cobras que rastejam em perseguição ao vaga-lume porque o brilho do inseto incomoda. Muitas vezes essas diferenças são internalizadas como uma afronta pessoal, quando deveriam contribuir para o crescimento individual dado que o convívio social, com todas as suas diferenças, objetiva melhorar as pessoas como seres coletivos.

No tribunal da consciência dos que pensam jamais haverá condenação para a mediocridade, apenas aceitação.

A cantilena é sempre a mesma, mas quer saber ? Os incomodados que se danem ...

Cátia Paiva
Enviado por Cátia Paiva em 30/10/2005
Código do texto: T65504