Para meus alunos da EJA

PARA MEUS ALUNOS DA EJA

O primeiro dia de aula sempre representou para mim um momento mágico: a ideia de conhecer pessoas diferentes me fascinava.

Muitos se tornaram amigos, outros apenas colegas, e alguns ficaram indiferentes.

A sala de aula, lugar de convivência, era também um ambiente de conflitos, pois nem todos possuíam os mesmos costumes, ou seguiam as mesmas regras de convivência. Havia, porém a necessidade de se estar ali e juntos construírem as normas para o grupo recém reunido.

Gostei tanto da experiência de pertencer a uma sala de aula, que me tornei professora. E ao contrário do que muitos pensam o encanto do primeiro dia perdura... a alegria em rever os velhos alunos e a ansiedade em conhecer os novos, faz até com que eu perca o sono.

Quais as histórias de vida trazidas por esses estudantes? Quais as suas expectativas?

Tão importante quando conhecer o conteúdo a ser ensinado é ser capaz de compreender os anseios dos nossos alunos, especialmente, o público com o qual eu trabalho: jovens e adultos.

Nos dias de hoje, quando a tecnologia nas comunicações favorece as relações, as possibilidades de encontro e de convívio diminuem para todas as pessoas. Mas não substitui uma boa roda de conversa, onde sentados em círculos cada um pode falar da sua vida, nos primeiros momentos os protagonistas podem se sentir acanhados e encabulados, mas o gelo vai se quebrando lentamente, ao perceberem que suas diferentes histórias possuem algo em comum: o desejo de recomeçar.

E toda a minha inquietação vai cedendo lugar a emoção em conhecer as diferentes histórias de vida das pessoas com que vou conviver por um importante período da minha vida e que com certeza deixará boas marcas.

Silvana Noya Pires Michelin
Enviado por Silvana Noya Pires Michelin em 14/01/2019
Código do texto: T6550773
Classificação de conteúdo: seguro