NOSSOS NOMES

O NOME E SUA IMPORTÂNCIA******

Tudo no nosso mundo tem uma determinada identificação. Não há pessoas, animais, objetos e lugares que não dependam desta denominação. A aplicação errada de nomes provoca situações de risco, seja de uso das coisas, avisos de perigo, origens e destinos.

Você já viu garrafas identificadas como refrigerante e ao tomar o conteúdo sentir o sabor de destilado alcoólico? Daí a importância da identificação de conteúdo.

Se você gritar um nome simples em meio à multidão, provavelmente verá diversas pessoas que possuem este nome se alertarem. Porém se o nome for composto, como exemplo “João José” ou “Pedro Paulo” menos pessoas atenderão. E se além de composto for chamado com o nome de raiz familiar diminui significativamente a possibilidade de mais que uma pessoa atender. Mas, ainda pode acontecer confusão.

Porém se a identificação tiver caráter ”suis generis” o acerto da chamada é revestida de precisão. Nomes únicos são como números de identificação. O nome que temos próprio de cada um de nós é companhia por toda vida.

Costumeiramente os casais colocam em suas crianças nomes compostos pelo principal seguido da raiz materna e acrescido por obrigação legal da raiz paterna. Ainda o homem é o responsável pela família que forma, tanto que a mulher passa também carregar em se nome a raiz marital. Eu e meus irmãos temos nomes compostos, acompanhados da raiz paterna e são nomes diferenciados do que é comum entre os nomes.

Penso que o meu pai levava isto como regra no batismo de seus filhos. Pelo alicerce cristão e por sua vontade e fé, também por ser dotado de conhecimentos que fugiam de uma educação pura e simples, papai determinou que recebêssemos em nosso batismo nomes marcantes que tivessem significado, e que embora conhecidos não fossem populares. E assim se fez. Confesso que não seguimos este método para identificação de nossos filhos.

Hoje, quando por algum motivo temos que nos identificar, nossos nomes causam várias reações. Não deixa de ser interessante, porque são gravados com mais propriedade pelos contatos que iniciamos que outros nomes de aplicação comum em nosso meio social.

Somos dez irmãos, cada um carrega em si um nome que tem caráter de firmeza na colocação e na memorização. Muitas vezes, quando depois de algum tempo retorno a um contato e antes mesmo de um cumprimento sou recebido por um sonoro pronunciamento de meu nome. Isto faz bem ao nosso amor próprio e nos envaidece.

Que razões levaram a identificação que temos? Por que papai usou este método de escolha dos dez nomes de seus filhos? Vejamos:

1945-Theóphilo Chrisostomo – É, de fato único. Encontram-se explicações para Theóphilo e para Chrisóstomo, mas para o nome deste meu irmão e até onde eu sei, não existem homônimos. Você conhece alguém que atenda por este nome? Por mais pesquisas que se faça esta composição não é encontrada. Eu não encontrei.

Theóphilo - Várias teorias tentam demonstrar quem foi Theóphilo. A Bíblia não explica quem foi. Presume-se que Theóphilo tenha sido um influente cidadão de Antioquia, na Síria. Talvez um governador sob o império romano. Também há a teoria de que Theóphilo dedicava-se ao estudo das religiões e dava preferência ao conhecimento do cristianismo, buscava entender o crescimento dos seguidores de Jesus, a ponto de abraçar a fé em Cristo Jesus. Lucas, o evangelista, bem como Paulo apóstolo enviavam a Theóphilo os seus escritos, ou seja, da vida de Jesus e dos Atos dos apóstolos. Acredita-se que este cidadão romano era apoiador da divulgação das ideias cristãs de Lucas e Paulo, ponte entre apóstolos e gentis e provavelmente o investidor de recursos para esta divulgação.

Chrisóstomo - Tudo me leva a crer que papai se referia a João Chrisostomo, Bispo de Constantinopla, nos anos 400 da era cristã. É tratado como Doutor da Igreja e patriarca de Constantinopla.

Conhecido por suas poderosas exortações e grande habilidade em oratória, tendo sido conhecido na sua época como “Boca de ouro” pela sua expressiva eloquência. Teve muitas desavenças pelas suas ideias chegando a ser evitado pelo Império e pela Igreja, a ponto de sofrer sérias consequências por suas denúncias e sua rudeza nas colocações e sua intransigência, inclusive punição por exílio. É considerado o maior orador cristão da história. Tem seu dia celebrado a 13 de setembro.

Nosso irmão nasceu a 21 de setembro, portanto no mês de São João Chrisóstomo.

1947/1966 * Bernadeth Maria – Conta a História dos Santos que Maria, a mãe de Jesus, mostrou-se a uma pobre jovem em Lourdes, na França, revelando a esta jovem segredos e profecias que se realizaram ao nosso tempo. Esta menina se chamava Bernadette de Soubirous.

Tornou-se freira na Congregação das Irmãs de Caridade e exercia o ofício de enfermeira. A ela são atribuídos muitos milagres e curas. Após a morte seu corpo está ainda encerrado em um esquife de cristal no convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França. E, milagrosamente está intacto, a ponto de ser conhecida como a Santa dormente. Basta ir lá, ver para crer.

Acredito que papai tenha colocado este nome em homenagem Santa Bernadete de Lourdes. Acrescentou Maria, a mãe de Jesus por suas aparições a Bernadette em Lourdes, por 18 vezes, revelando segredos e profecias que se realizaram em nosso tempo.

Nossa irmã, Bernadeth Maria nos deixou ainda menina, entre 18 e 19 anos.

1949 / 2014* Martha Elizabeth - Martha, ou Martha de Betânia, nos evangelhos de Lucas e João é descrita como a irmã de Lázaro e Maria, vivia nos arredores de Jerusalém, em Betânia. Acolheu Jesus em sua casa e testemunhou a ressurreição de seu irmão. Também estava no Calvário durante a crucificação de Cristo e testemunhou a Sua ressurreição.

Elizabeth, filha de reis na Eslovaquia, foi rejeitada por sua família por mostrar interesse nos pobres, doentes e necessitados. Com sua herança construiu um hospital e dedicava-se inteiramente a ele. Orava a Deus pelos doentes de seu hospital e fazia penitências, por isso a ela são atribuídos muitos milagres. Acredita-se que tenha contraído um mal incurável, falecendo no ano de 1.231, com apenas 24 anos. Segue na mesma linha dos Santos cristãos. Da mesma forma que Martha acolhia Jesus e seus discípulos na sua casa, Elizabeth acolhia os doentes e necessitados em seu hospital.

Martha Elizabeth, mais uma bela escolha de meus pais, a nossa irmã. E como Martha, também nos acolheu na sua casa, mantendo a família unida enquanto buscávamos nos situar no mundo dos homens. Como Elizabeth também se preocupava com a nossa saúde e com o nosso bem estar.E como Elizabeth contraiu um mal que a levou de nosso convívio.

Saudades. Ela se foi no ano de 2014.

1951– Lúcio Flávio – Aqui o foco está em nomes de homens que foram grandes na história do Império romano. No primeiro século da era cristã o governo romano sofria com revoltas e guerras contra o povo judeu. Nesta época o povo judeu se dividia em vários grupos e destacava-se entre eles o grupo zelote, conhecido por sicários, extremamente radical e sanguinário, de caráter militarista e revolucionário que se opunha ao domínio romano. Como vemos ainda hoje nos grupos radicais islâmicos. Os sicários não hesitavam em usar a força, a violência e as intrigas para alcançar seu objetivo, que era libertar a nação de Israel do jugo estrangeiro.

No ano 72 D.C, num esforço para erradicar definitivamente este grupo, o governo de Roma entregou a missão a um general do Império, Lúcius Flávius Silva Nonius Bassus que, liderando a 10ª Legião do Exército Imperial Romano, tropa concebida pelo imperador Vespasiano, cercou e invadiu a fortaleza de Massada próxima ao Mar Morto, construída por Herodes e tomada para o aquartelamento dos sicários.

Conta-se que quando Lúcio Flávio finalmente invadiu a fortaleza, todos os sicários haviam cometido o suicídio. Além desta invasão de Massada, Lucio Flávio também se tornou cônsul do Império Romano e governador da Judéia no ano 81 da era cristã. Este é o nome do meu 4º irmão.

1953– Marco Antonio - (Marcus Antonius) viveu antes da era cristã, entre os anos 83 e 30 A.C. A história o conhece como Marco Antonio ou apenas Antonio, como era identificado nos domínios de Cesar,foi um político e general romano, com excelente capacidade de retórica, que desempenhou um papel crítico na transformação da República de uma oligarquia a um Império Romano autocrático, sendo aliado e amigo de Julio Cesar. Tornou-se o 2º em comando no Império Romano e chefe do Exército, tendo adquirido fama e força pela sua larga experiência em campanhas militares.

O nome Marcus deriva da palavra “Mars” ou Marte, o Deus Romano da guerra. Já Antonius, na origem grega “Antheos” por extensão adquire o caráter de valor, valioso,alta dignidade e apreço. Um nome composto, pois. E que ia de encontro ao perfil do General e Cônsul Marco Antonio.

Como os nomes que papai nos deu, compostos, posso estar certo ou navegando à deriva em minhas colocações, mas do General Antonius, como era conhecido, há outra coincidência que me chama a atenção:

-Sua genealogia aponta como seus pais “Antonius” e “Júlia” , nome de nossos pais. Interessante. Será que isto também que levou meu irmão a ter o nome deste personagem tão destacado na história romana?

1955 / 1955* – Tarcísio Gaspar – Tarcisio é considerado padroeiro dos acólitos, ou daqueles que servem no ofício da missa. Estava com 12 anos quando sofreu o martírio, próprio dos santos, por volta dos anos 250 D.C. quando transportava em segredo o pão eucarístico destinado a cristãos que sofreriam o martírio por ordem do Imperador romano Valeriano, o qual empreendia intensa perseguição à comunidade cristã.

Quando descoberto foi apedrejado e morto, mesmo sendo um menino. Tarcísio se tornou exemplo de abnegação, coragem cristã, fé e esperança por sua disposição em servir e ajudar.

Gaspar , no calendário católico que marca a Festa da Epifania”, é um dos três Reis Magos que pensando ter nascido Jesus em um palácio encontraram Herodes, que temia as profecia dos judeus na qual um rei nasceria e reinaria sobre todos os homens. E enviados a Belém encontraram o menino. Gaspar era o rei da Índia e ofereceu como presente a Jesus o incenso, aceitando a Divindade do filho de Maria.

Depois por outro caminho voltaram os reis aos seus países, evitando reencontro com Herodes.

Tarcísio Gaspar é o nosso “Anjinho”. Ficou na família até 17 de junho de 1955, por cinco meses e onze dias. E como anjinho, desde então habita hoje e eternamente a morada de Deus nosso Pai.

1956– Paulo de Tarso – Ou Saulo. Este é o nome que me acompanha até o final de meus dias. Num contexto histórico e segundo os escritos cristãos, Saulo era um cidadão romano, nascido na cidade de Tarso que pertencia à província romana da Silícia, na Ásia menor, hoje território turco. Muito poderia colocar aqui sobre este homem de Deus, mas não este meu objetivo. Saulo já foi taxado em estudos da história antiga como um falso apóstolo, inimigo das mulheres, antissemita, moralista e por fim como um dos fundadores do cristianismo, que abraçou a fé cristã depois de experimentar a visão e o diálogo com Jesus em Espírito na estrada para Damasco.

Entender e conhecer Paulo em sua vida e sua História é uma obrigação de todo cristão.

Quanto ao meu irmão Tarcísio, “bebê estrela”, sobre sua chegada e sua partida, nada posso dizer posto que, quando fui concebido no seio de minha mãe ele já não estava mais entre os vivos. Deus levou Tarcísio. Deus me trouxe em compensação pela dor e sofrimento de meus pais. Fui, portanto, um “Bebê arco-íris”. E o que são os bebês arco-íris?

Quando o sol surge após tempestades decompondo a sua luz em multicores formadas pelas gotas de chuva ainda dispersas no firmamento vemos este fenômeno que denominamos arco-íris e que nos causa sensação de alívio e segurança após a violência das borrascas, mas também trazem medo e aumentam a precaução. Por analogia crianças que nascem imediatamente após a perda de outra trazem a mesma sensação, Trazem a alegria, o alívio do sofrimento e da dor da perda, o agradecimento a Deus por compensar com um novo bebê e também provocam cuidados redobrados e o medo de um novo fracasso.

Cheguei e fiquei. Portanto sou o sétimo filho, o que causa especulações sobre a atração que este número exerce em visões bíblicas, cabalísticas, lendas antigas, etc.

Acho que papai e mamãe não quiseram quebrar a regra de 02 anos para um novo filho. Inconformados com a perda me “plantaram” e cheguei a oito de abril de 1956. Mas, não parou por aí. Papai e mamãe tinham um apetite insaciável por bebês. Logo que um crescia, começa falar e andar tratavam de substituir por um novo!

1958– Maria Regina – Minha irmã ficou com seu nome em latim original. Maria vem da forma hebraica Myriam e significa Senhora, soberana, vidente, nome que já se usava antes da vinda de Cristo, com a grafia “Maryah” em sânscrito, Língua usada em regiões da atual Índia e Nepal e literalmente significa pureza, virtude, castidade, virgindade.

“Regina” , de origem latina, significa rainha, absoluta, maior. Esta é o tratamento que se dá à Virgem Maria. Com a crucificação de seu filho passou a significar em algumas teorias “poço de amargura”.

Minha irmã Maria Regina nasceu a 07 de maio, seis dias antes da comemoração da aparição da Virgem na cova da Iria aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta.

O mês de maio é consagrado pela Igreja Católica como o mês de Maria. Quero crer que o nome de nossa irmã foi um agradecimento e uma homenagem de meu pai à Rainha de todos os homens.

1960– Domingos Sávio – (Domenico Joseph Savio) era um estudante e aluno do italiano Dom Bosco, fundador da ordem de São Francisco de Sales, dos religiosos salesianos. O papa João Paulo II (São João Paulo) aclamou Dom Bosco como “Pai e Mestre da juventude”. Domingos Sávio, até a sua morte com a idade de 15 anos, serviu como acólito de seu mestre nos serviços religiosos.

Foi uma das crianças tocadas pelo ministério de São João Bosco. Um coroinha aos cinco anos de idade, ele começou a caminho do sacerdócio aos doze anos, mas morreu aos quinze anos. No entanto, ele realizou muitos bens em sua curta vida por causa de sua piedade. Seu local de nascimento e lar de infância são agora casas de retiro para a juventude.

Nosso irmão nasceu a 16 de junho de 1960, mês da canonização de São Domingos Sávio pelo papa Pio XII, em 1954.

1962- Áurea Lúcia - Diversos significados podem ser atribuídos a esta composição. Para “Áurea” pode ser dourada, resplandecente, brilhante, à base de ouro. Pode indicar também aquilo que vale como ouro. Esplendoroso, destacado, superior, acima de tudo e de todos. Para “Lúcia” a palavra é derivada de elementos que deram ao termo em latim lux, que significa “luz”, por extensão “a luminosa”.

Dante Alighieri faz menção ao nome Lúcia na sua obre literária e poética “A divina comédia”. Dante a coloca como mártir e santa, símbolo da graça iluminante. Na passagem para o Purgatório, Dante narra o seguinte: “venne uma donna, e disse: I son Lucia: lasciatemi pligliar costui che dorme: si l’agevolerò per la sua via” ou “uma mulher veio e disse: Eu sou Lúcia: deixe-me levar aquele que dorme, vou facilitar o teu caminho”. Dante Alighieri tinha uma verdadeira veneração por Santa Luzia (ou Santa Lúcia) e na sua obra maior, a Divina Comédia, suplicava os cuidados da Virgem Siciliana de Siracusa na cura de sua doença. O próprio Dante dizia ter sido atendido pela Santa e a menciona em diversas partes da sua obra.

Áurea Lúcia, pois, pode ter o significado de “ Dourada Luz” ou Brilho maior e assim foi Lúcia de Siracusa. Ou Luzia. Martirizada no 304 DC teve seu valor reconhecido pela Igreja em 1894. É considerada protetora do oftalmologista e intercessora de todos que recorrem a ela por problemas de visão. Finalizando, estes são os meus nove irmãos, ou os dez filhos de Julia e Antonio.

Papai fez estudos em seminário católico, pensava em ser sacerdote, depois conheceu a mamãe e... Bem, isto é outra história. Teve então os seus filhos e acredito que mantinha o sonho de ter um padre entre os homens que gerou pela mamãe. Até fizemos, alguns de nós, alguma experiência em escolas católicas, fomos sempre encorajados a buscar este caminho. Fomos sempre instruídos a frequentar a igreja e participar das festas cristãs, receber a imagem peregrina de Maria que ia de casa em casa nas ruas da cidade, ajudar no ofício da missa (coroinhas), mas sacerdote algum ele conseguiu. Foi só um sonho que poderia ser realizado. Sapiência Divina. Nada acontece por vontade do homem. Um dia, talvez um descendente dele receba este chamado...

(17/01/2019)

Paulo de Tarso
Enviado por Paulo de Tarso em 18/01/2019
Reeditado em 18/01/2019
Código do texto: T6553912
Classificação de conteúdo: seguro