Mulheres

Descobri que tenho muito em comum com Pedro Almodóvar, diretor de cinema espanhol. Como ele, vivi cercado de mulheres durante a minha criação, e por causa disso as histórias que crio são sempre protagonizadas por mulheres fortes, determinadas. Mulheres reais.

Minha mãe tem duas irmãs que ajudaram a me criar junto com a minha vó e o meu pai. A minha visão do que é ser mulher não foi moldada a partir da impressão que homens tem de mulheres, como geralmente acontece, foi moldada a partir do contato com várias mulheres de verdade.

O grande problema da representação das mulheres nos filmes é que são criadas a partir do ponto de vista de homens que não tem muito contato com mulheres e criam personagens para serem exclusivamente "úteis" para os personagens masculinos. A maioria dos homens não tem amigas, alguns até não consideram que elas podem ter qualquer atributo a não ser o de beleza ou maternidade. O que é um grande equívoco.

Minha tia Iara, por exemplo, se mudou sozinha para outra cidade e abriu seu próprio negócio. Minha tia Juliani foi a primeira pessoa da família dela a fazer faculdade, e agora trabalha como assistente social e tem uma família. Minha mãe Neusa gerencia uma sorveteria junto com meu pai. Minha prima Larissa está quase se formando em Engenharia Civil. Minha irmã Natana é presidente do Grêmio estudantil. Minha avó Vanisia viaja bastante e minha avó Lucia é uma professora aposentada.

É preciso que os homens parem de considerar que as mulheres são inferiores ou menos capazes. Ser mulher não significa que a conversa dela não seja interessante, que ela não possa ser inteligente, ou engraçada. É esse tipo de igualdade que muitas delas estão pedindo. A igualdade de serem levadas a sério.

Vitor Augusto Vogt
Enviado por Vitor Augusto Vogt em 21/01/2019
Reeditado em 21/01/2019
Código do texto: T6556165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.