Por que odeio ir à Praia?

Eu não gosto de Praia, e talvez começar o texto com essa afirmação seja a forma mais impactante de se começar um texto. A verdade é que moro em Salvador e odeio Praias. Quando me chamam, a resposta é sempre negativa, embora também pouco justificada. Até hoje!

E por que eu não gosto de ir à Praia? Bom, eu vou tentar explicar da melhor maneira possível: Se um amigo me convida pra ir ao cinema, eu sei que, ao chegar lá, compraremos os ingressos, esperaremos até nossa sessão, provavelmente sentados na praça de alimentação de um shopping ou em sua livraria, veremos todo o filme e depois iremos embora; Se me convida pra ver um jogo de futebol, sei que vou na casa do sujeito, ou ele na minha, ou marcaremos em algum lugar, compraremos os tais ingressos, assistiremos todo o jogo e iremos embora; Se me convida pra um churrasco na casa dele, sei que, ao chegar lá, vamos bater um papo, ouvir uma música, talvez, colocar a carne pra assar, comer e vou-me embora. Quaisquer outras coisas antes ou depois destas, é imprevisto, pode acontecer ou não, ser bom ou não, mas o programa em si estará intacto. Agora... que diabos se faz numa Praia? Tipo, tu vai pra um lugar onde a única certeza é: torrar num sol escaldante, entrar na água, torrar mais um pouco no sol escaldante e, novamente, água. E isso até você se convencer de que "deu por hoje". Ou seja, não há nada certo, apenas imprevistos.

Talvez isso diga muito sobre mim. Quer dizer, não ver graça em nada que seja incerto, coisa que para muitos é justamente a parte interessante.

Porém, eu não acho a Praia um lugar tão inutil assim, e até teria essa opinião, se não fosse por uma reportagem que vi esses dias na TV. Era na mais emblemática e mais popular Praia daqui de Salvador, nela o povo explicava porque gostavam tanto daquela em específico. Mas não, eu não vou aqui me basear nos argumentos deles, e sim em outra reportagem falando sobre o bairro, sobre sua sujeira, suas casas que alegavam, sobre a falta de saneamento e etc. Tudo isso havia por ali. Imagine o que é morar num lugar deficitário, mas, por ironia, ao lado de uma linda Praia? Sim, pois independente de tudo, Praias são lindas. Lembrei de como, em todo lugar onde morei, sempre havia um lugarzinho em especial onde eu gostava de ficar, um lugar pra fugir, sabe? Você provavelmente tem ai na sua casa, sua rua ou trabalho, talvez.

Enfim, acho que Praia é onde se vai pra escapar de todo o resto. Da mesmice mesmo. É a fatídica comprovação de que construções humanas, ainda, não superam a natureza. Sei lá! Chega uma hora que cansa ver tanta casa, tanto carro, tanto prédio, tanto tudo, pouco nada! Este é o único motivo que imagino pra gostarem tanto assim de Praia, pois convenhamos, eu sei e você sabe, não há muitas cois coisasa úteis pra se fazer numa Praia. Ne?

Um Rapaz Meio Estranho
Enviado por Um Rapaz Meio Estranho em 21/01/2019
Código do texto: T6556269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.