JUDEUS - tradição: o luto - PARTE II

CADISH, conto de *MEIER KUTCHINSKY (1904/1979)

Cadish - No Talmud, prece considerada de muito valor. Não é exatamente uma oração para os mortos no descanso eterno da vida. Trata-se de uma oração que louva o Criador, recitada em substituição à pessoa que agora, pessoalmente, "não pode" mais fazê-lo.

1--Personagens - o comerciante e o prestamista.

2--Enredo - O prestamista não era representante de marcas famosas de roupas e sim apenas de uma fabriqueta de pijamas. Oferecia a mercadoria de loja em loja ou de casa em casa, pequeno mostruário em maleta humilde - contraste com sua figura humana: ombros largos, rosto avermelhado, olhos azuis, traje moderno impecável, ereto como um oficial, clássica entonação germânica, nunca piadas vulgares, em minutos percebido como um judeu extremamente tradicional, impregnado de judaísmo e tradições. Somente visitava o comerciante uma vez ao mês, sem oferecer pijamas, perdido na visão local de livros, revistas e jornais em iídiche e hebraico, lembrando sempre ao amigo datas religiosas importantes. Maleta e homem, vago ar suspiroso de abandono e tristeza... Esposa cristã, não tinham filhos - amigo ficou perplexo e se penalizou. Convidou o comerciante para uma sinagoga de judeus húngaros, bem calma e silenciosa, pois os judeus alemães pulavam certas rezas e os do Bom Retiro eram muito barulhentos e indisciplinados. Grandes feriados religiosos de Rosh Hashaná (ano novo) e Iom Kipur (dia do perdão). O outro chegou atrasado, ambiente cheião, mas avistou lá na frente o amigo Herr Freidenbach, altura inusitada, chapéu coco, pequeno 'talit' (xale) nos ombros, gesticulante na reza do 'a-het' (mea-culpa), grande 'Mahzer' (coleção de rezas) na mão. Enxugou os olhos numa ponta do xale. Terminadas as rezas, muita gente foi na direção do 'Aron-Kodesh' (Arca da Aliança) pronunciar o 'cadish' como um pedido de socorro. /Após os feriados, veio visitar-me, nós nos desejamos 'Shaná Tová' (bom ano novo)./ O comerciante "não o sabia" de luto... Esclareceu: o 'cadish' tinha sido por ele mesmo, pois ninguém o diria quando se fosse......... por isso o fazia agora, em vida.

-----------------------//////////////////---------------------------

NOTA DO AUTOR:

*Um dos poucos escritores em iídiche no Brasil. Conto, gênero favorito, desfile da "gente simples do povo" (palavras dele) e também artigos e ensaios.

BOM RETIRO - Entre final dos anos 30 e 1945, a este bairro chearam muitos judeus foragidos da perseguição dos nazistas responsáveis com o grande progresso do bairro - pioneiros na venda em prestações que tornou intenso o comércio da região, aumentando consideravelmente o fluxo de pessoas, com mais de 2.000 lojas. A partir de 1970, coreanos assumiram o ramo das confecções, judeus em minoria.

LEIAM meu trabalho "Praça Onze".

FONTE:

"Cadish", conto de MEIER KUTCHINSKY - Revista HERANÇA JUDAICA n. 45, março/1981.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 29/01/2019
Código do texto: T6562524
Classificação de conteúdo: seguro