Mistério dos Bilhetes

Mais uma tarde. Pessoas andam apressadas, quanto mais cedo chegar em casa melhor. Ninguém gosta de ficar tanto tempo no trabalho assim! Multidões se aproximam das catracas do terminal. A cena se repete todos os dias: enquanto dez pessoas passam sem nenhum problema, pelo menos duas pessoas ficam lá, fisionomia fechada, tentando entender o que aconteceu para o bilhete não liberar a passagem. A funcionária do terminal se aproxima, pega o bilhete, olha e aproxima do validador. A mágica está feita! O bilhete libera a passagem, deixando a pessoa numa situação constrangedora.

— Não sabe passar um bilhete!

Não se trata apenas de não saber passar o bilhete. Se trata de algo maior do que a incompetência de alguém. A explicação para certos fatos está longe de existir. É evidente que um poder secreto emana das mãos de quem usa uniforme, pois o bilhete funciona perfeitamente quando é carregado por um responsável do terminal. Qual é a mágica?

Recentemente, um amigo me confessou que o bilhete urbano dele estava com problemas.

— Hora passa... Hora trava... Não sei o que acontece!

Depois de alguns dias, estava junto com ele e pude testemunhar a sua história. O bilhete travou em três catracas! Furioso, chamou uma funcionária para ajudá-lo.

— Tentei em três catracas e não passou!

— Tem saldo?

— Está cheio.

Tranquilamente, a funcionária pegou o bilhete e testou. Já na primeira tentativa a luz verde ascendeu, liberando a passagem do meu amigo. A funcionária não disse nada, nem precisava, o olhar de vitória transbordava de seu rosto, mais um pouco inundaria todo o terminal!

Meu amigo ainda tentou argumentar, dizendo que as catracas precisavam ser trocadas, já que ao mesmo tempo que recusava o bilhete, também liberava a sua passagem. Mas a funcionária explicou que isso era impossível, uma vez que muitas outras pessoas passavam por ali sem ter aquele tipo de problema.

Saímos do terminal e seguimos os nossos caminhos sem entender o mistério dos bilhetes. Esse tipo de coisa não acontece só um dia, acontece sempre. E nunca vou entender. Desconfio que não é para entender mesmo!

A vida é assim: para certas coisas não há explicação. Melhor deixar quieto e seguir o caminho.

Vander Christian
Enviado por Vander Christian em 03/02/2019
Código do texto: T6566344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.