Temas musicais de grandes filmes

Qual a forma ou o meio mais eficiente para ativar a memória e recordarmos o paqssado? Isso difere de pessoa para pessoa, inclusive há o componente do estadode espírito da pessoa no momento que deseja recordar o seu passado.

Porém há mecanismos que são infalííveis. Um deles, pelo menos no meu caso, é tiro e queda. Sempre que quero navegar pelo passado, coloco navelha radiola u disco com músicas dos anos dourados, quase sempre cantados por Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira, Caubi Peixoto, Ângela Maria, Orlando Silva, Elizeth Cardoso... e, poke! merglho nas recordações. Mas se o desejo é muito forte , se quero mesmo a sopa no mel das recordações aí eu coloco uma música de filme antigo. Não dá outra, as recordações vêm em borbotões, um verdadero cascater de lembranças, disparando ladeira abaixo da memória. Juro.

Na verdade,a grande universidade que todos nós, aqueles que vivemos a maior parte de nossas vidas no interior, foi mesmo o cinema. Ele foi o palco da nossa história, emoções, amoresetc e coisa e tal. Dai a influência dele naquilo que chamo memóra afetiva pessoal.

Como todos da minha geração, assiti grandes filmes que ficaram para sempre gravados na minha mente e no meu coração. E cada um deles, além do enredo, deixou gravado no meu inconsciente o seu tema musical, que sempre me vem à mente na hora das divagações. É o caso do filme "Suplício de uma Saudade", a musica dele é importantíssima para o desenvolver do filme. No momento em que a personagem principal. uma médiuca., magistralmente vivda pela grande atrizJeniffer Jones, toma conhecimento da morte do amado, um corresondente de guerra vivido por William Holden, ela vai a uma espécie de colina onde sempre se encontravam e tem a impressãoque ele vai chegar a qualquer momento, então a musica toca e ela chora de saudade. E quem está assistindotambem chora, a menos que seja insensível. Outro filme com um tea musical lindo foi "Nunca aos Doingos" com a grande atriz Melina MMercuri. A musica desse filme, que narra a greve das prostitutas numa cidade grega, anima até chato de galocha. Ea musica do filme "Zorba, o grego"?Lembram-se de Anthony Quinn, que viveu o papel de Zorbadançando aquela música grega incrível? E a música de "Sannsão e Dalaila"? Ea de "Exodus"? E, amigos, uma das minhas favoritas, a de "Luzes da Ribalta"? Quando ouço essa música não sei se a minha vontade maior é rir ou chorar. E as musicas dos faroestes italianos, caso de "Dólar furado"e "Django"? Outra música de filme de amor, tmbem de minha predileção, é o tema de "Adeus às Ilusões", grande filme estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton. A cena em que o pasto protestantevai emborae quando chega ana alura de um montee olha ara baixo e vê a pintora qe ama, eles se olha, sabem que o amor é impossível, ele toma o caminho e a música explode na tela. E a música de "Casablanca"? No momento que Humprhey Bogart vê enrando no seu bar, a sua ex-amada vivida por Ingrid de Bergman, e ela pede que o pianista toque a musica deles, aí sai de baxo, é emoção pura. Ha ene musicas que nos emocionm.

Aenas para concluir esta maltraçada de manhã de domingo, falando da saudade e das minhas lembranças notálgicas do cinema, um dos meus vícios, vou lembrar um tema musical de um filmequw talvez não tenha sido um dos melhoresflmes que assiti, mas que me marcou profundamente porque sempre ue ouço a musica, hermanas e hermans, parece que estou vendo a cenade maior suspense do filme. Um filme de Alfred Hitchcook, o mestre do suspense. rata-se de "O homem que sabia demais", com Doris Day e James Stewart. A cena é a seguinte: o filinhodos pesonagens principais foi sequestrad e preso no sotãode uma casa. Aprsonagem principal, Doriss Day, chega na casae nao sabe que seu filhinho está ali. De repente ela tem uma intuição e canta os pimeiros versos de uma canção que cantava para filinho, ele então responde cantando os versos seguintes. Algo emocionante, emoção pura. A musica é "Que será será". Lindo.

Mas não vou ficar lembrando outros temas musicais de filmes, tenho consciência que estouenchendo o saco. Bom domingo. Agora vou ouvir a musica de "Cnema Paradiso". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/02/2019
Código do texto: T6571385
Classificação de conteúdo: seguro