Pavão Misterioso

No nosso interior, Pernambuco e creio que todo o Nordeste, ainda hoje as pessoas relembram o cordel "O Pavão Misterioso". É claro que já começa a cair no esquecimento. Também ainda se ouve bastante a música arretada de Ednardo sobre o pássaro formoso.

Mas a expressão "Pavão Misaterioso" continua muito usada, pelo menos na minha Região, para apelidar pos metidos a saberôtos, os gases nobres, os elitistas, os quese arvoram donos do mundo, os chatos de galochas, os que desdenham dos humildes,osque se acham intelectuais e sábios (de marré-marré, claro). Quando um desses saberôtos começa a "ciscar" se autoelogiandoe e enchendo o saco com sua prolixidade e besteirol, logo é apelidado de "Pavão Misterioso". Em alguns casos eles se enfurecem, rodam a baiana, aí é que baixa neles o santo da vaidade. Mas só fazem o povo rir. Ninguém çeva o "pavão saberôto" a sério. O sujeitonão tem humor, humildade, não sabe rir,ele além de chato é um fascista enrustido.

O grande roblema do pavão misterioso, o saberôto chato e prolixo, que quer ser rofessor de Deus, é que ele não consegue deixar de ser charo, arrogante, amostradoe amrgoso. O pavão não sabe rir, não tem tempero, pimenta, nãofala a linguahgem do povo. E humildade para ele é fruta braba.

Pessoalmente não me incomoda o pavão saberôto, ele pode até me pichar, me chamar de analfabetoeetc e coisa e tal, não consegue me atingir, sou vacinado contra chateação earrogância. Sou com muito orgulho um matutoque sabe os seus limtes, e que não perde o humorjamais. Xô, Pavão Misterioso chato e arrogante. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/02/2019
Código do texto: T6573840
Classificação de conteúdo: seguro