No lado esquerdo do peito.

Não sei dizer com exatidão quando senti pela primeira vez um abraço forte de um amigo, talvez ainda no ventre enquanto uma de minhas irmãs o abraçava. Só sei que já não posso viver sem que exista ao menos um ao meu redor.

Como já disse Vinicius: 'poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos'.

Amizade é coisa muito maior que o amor, transcende nossa humilde imaginação. Ter amigos é como ter irmãos, fortaleza, porto seguro, lealdade, companheirismo, paciência, e sempre o próprio amor, sem que traga consigo a inveja, soberba, cobrança, egoísmo.

Dizem que o verdadeiro amor não é egoísta, mas a amizade é que nunca pode ser. Amor sem ciúmes não tem graça, é incolor. Amizade se dá o privilégio de dividir o mesmo amor em vários, e ao invés de diminuir aumenta. Amores não, precisam de pitadas egoístas pra manter acesa a chama.

Amor é poesia, amizade é prosa. Não nego a sutil superioridade da poesia, por sua forma e beleza. Mas me rendo a simplicidade e cumplicidade da prosa, conversa de amigos: sem máscaras, sem medo.

Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza: são votos tão conhecidos do matrimônio, símbolos de uma jura eterna de amor. A amizade não precisa de juras, de cobranças, nunca um amigo lhe faltará. Mesmo que o tempo e a distância digam não, estarão ali no fim de cada lembrança, no sorrisinho ameno de saudade.

Cuidado somente com os colegas, esses não são amigos. Abra os olhos, ser amigo vai além do simples companheirismo, alcança a lealdade.

Amigos são irmãos que escolhemos. Celebre o dom da amizade.