REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS DA NOSSA VIDA

REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS DA NOSSA VIDA

Eu não gosto de obras. Fico angustiada só de pensar. Mas era preciso fazê-las. O prédio estava trocando os encanamentos de água já há 18 meses. Por fim chegou a vez da minha coluna, a terceira. Eu já tinha me preocupado por demais. Queria muito aproveitar o momento para reconstruir os banheiros, já que na compra do apartamento, os recursos não permitiram estes gastos. Rosana, que é arquiteta e minha nora muito querida, fez o projeto e me ajudou nas compras. Sem este apoio seria muito difícil para mim, poder administrar tudo sozinha.

Terminado a parte do Condomínio, escolhemos o Sr. José Belarmino de Oliveira, um amigo e operário faz tudo, muito competente, que apresentou o menor preço e que já estivera presente nas primeiras obras, antes de morarmos. Enfim a obra interna começou em 10 de julho de 2008. O objetivo era terminar no final do mês, mas apesar de estar correndo tudo bem, a expectativa passou a ser na segunda quinzena de agosto. Isto porque uma coisa puxa outra e depois que começa, queremos renovar, consertar tudo que estava quebrado. Por isso tenho refletido sobre a dinâmica de uma obra: primeiro vem a tristeza pela rotina alterada, a ansiedade e a preocupação; depois vem a animação, a alegria pela renovação e por fim a realização de ver tudo bonito, funcionando em perfeito estado.

Na nossa vida espiritual, também, acontece o mesmo. Não gostamos de mudanças, de obras, de rever o que não funciona, o que está errado conosco. Embora não nos sintamos muito bem, nos acostumamos com essa vida pequena, sem graça. Mas chega um dia que o prédio dos acontecimentos da nossa vida ou da nossa família precisa de obras, de consertos. Chegou o momento previsto, sonhado e esperado por Deus para administrarmos estes acertos. Esta obra chama-se METANOIA, mudança de pensamento e de rumo, enfim nossa conversão. Dá muito trabalho é verdade. Mas quando começamos este processo, às vezes demorado, a harmonia volta e nos sentimos completos, em comunhão com Deus, com o próximo, com a natureza e conosco mesmo. Já sentimos e experimentamos o Reino de Deus acontecer aqui e agora. E pressentimos a alegria maior que será na Glória de Deus, na visão maravilhosa da OBRA TRINITÁRIA.

Mas o que é a Obra Trinitária? É a principal obra do mundo e acontece assim:

O Pai criou todas as coisas perfeitas, mas o homem com o seu mau uso, quebrou, estragou a engrenagem das suas relações, com Deus, com a natureza e com o próximo. Mas como tudo ainda estava na garantia, o Pai então mandou uma pessoa muito habilidosa, seu próprio Filho, que sabe tudo porque aprendeu com ELE, para consertar aquela ruptura, aquele caos, aquele fechamento que o homem causou, liberando o caminho da vida que estava bloqueado com sujeiras, lixo e muita lama causado pelos primeiros homens. Esta grande obra do PAI, chamada REDENÇÃO, é composta de Encarnação, Morte e Ressurreição do seu Filho. Ela teve que ser preparada com muitas graças, muitos chamados, convocações e demorou muitos anos, séculos e até milênios para acontecer. Estamos então na Plenitude dos Tempos. O novo técnico, o carpinteiro e Mestre Jesus, apresentou novo regulamento, novas regras, novas práticas, nova lei, a lei do amor ágape, amor serviço para que os homens usassem com responsabilidade e liberdade este aparelho maravilhoso que é a vida e que o tempo de uso tivesse um prazo de validade maior, muito maior, isto é: “O prazo fosse eterno”. Então o ser humano passou a ser EVITERNO, tem começo mas não tem fim.

Hoje nós temos o Espírito Santo de Deus que nos sopra, nos ilumina, nos ajuda, nos esclarece através da Comunicação via internet que é a oração, a Palavra de Deus e os sacramentos, principalmente a Eucaristia onde ele mesmo está presente nos dando força para a construção da obra mais importante da nossa vida: NOSSA MORADA NO CÉU!

Em 27 de julho de 2008, Terezinha

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 14/02/2019
Código do texto: T6574733
Classificação de conteúdo: seguro