Mon Beau Sapin

Não fui um bom estudante, concluí quase na marra o curso ginasial (o único diploma que possuo). Fui, fui malandro. Detalhe: no primário, até o Exame de Admissão fui ótimo aluno. mas no ginásio aderi à gandaia.

Mesmo sendo um estudante relapso, alguns professores me impressionaram pela maneira como ensinavam. Eram realmente vocacionados para o ensino. Um desses profssores que nunca esqueci foi uma freira, professora de francês. Ua religiosa suave, terna, muito educada, doce, mas firme e com uma vocação notável para o ensino. Imprimia respeito e ordem na sala de aula sem falar alto. Nas suas aulas não havia nenhum tipo de anarquia ou brincadeira. Pelo contrário: todos assistiam compenetrados às suas aulas. Ela conseguiu algo incrível: que todos aprendessem a cantar algumas canções em francês. Com certeza o único que não cantava era eu, não porque não soubesse a letra, mas porque era muito desafinado.

Uma dessas canções que a Irmã Susana (era o seu nome) nos ensinou foi "Mon Beau Sapin". Como ela, claro, tmabém ensinava no gonásio das freirasalgumas amigas minhas aprenderam também as canções. Uma dessas amigas sempre que me encontra (ela canta muito bem), em qalquer lugar, vai logo cantando essa canção, ela sabe que eu adoro ouvir e que me comovo. Então assim que ela canta o primeiro verso, "Mon beau sapin, roi des forrets/ que j'aime ta vadure/Quand par l'hiver bois et guerrets/ sont defoilles de leurs atraits... (devo ter cometido vários erros), meus olhos marejam e lembro da Irmã Susana nos ensinando essa canção. Uma música sobre a [árvore de Natal, salvo engano. Uma música simples mas muito bonita e emotiva.

Como é bom recordar o passado, até alunos relapsos, meu caso, se enterneciam com a ternura e bondade da Irmã Susana. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/02/2019
Código do texto: T6574904
Classificação de conteúdo: seguro