MEUS SETE ANOS... SÓ MEUS

Sete dedos das mãos revelavam a minha idade. Era uma fase muito boa de um garoto de calças curtas e sonhos longos. Meu pai era renomado Pedreiro e minha mãe respeitada Costureira. Eu tinha duas irmãs; Cleide e Cida. Lindas! Morávamos em Santo André, no ABC paulista, e eu tinha a visão de um mundo simples e sem guerras. Sim, isto era bom.

O ano, 1963. Diziam que eu era a cara do John Kennedy, e isto para mim não fazia nenhum sentido. Queria ser apenas eu mesmo. Não sentia medo de sair às ruas, e ser feliz era algo natural como respirar. Eu descobri um tal Brasil, que nos estudos aprendi e adotei como meu país. Respeitá-lo, bem como nossa bandeira, era regra no Grupo Escolar Dr. Carlos de Campos. Cantávamos o Hino Nacional Brasileiro todos os dias antes do início das aulas.

O ensino ERA PÚBLICO e dava de mil a zero, se comparado ao atual. Eu tinha ótimos professores e boas noções de Português, Inglês, Francês, Ciências, Matemática e Estudos Sociais. Levava, vez ou outra, beliscões ou puxões de orelhas por desatenção em alguma tarefa. Mas nem ligava. Esse tipo de conduta era tolerado, hoje... nem pensar. A Professora Martha era danada de brava, mas o que temíamos mesmo era o dia em que o Dentista faria o checkup de nossos dentes. Terror!

Brincávamos nas ruas livremente sob o sol. Jogávamos futebol com bolas de meia ou "capotão" feitas de couro reforçado, no campinho da rua. Sempre mascávamos chicletes Ping-Ping, sabor hortelã ou Tutti frutti, quando não, as famigeradas balas Toffe, que grudavam terrivelmente nos dentes, descolando apenas com as pontas dos dedos.

Empinávamos pipas, jogávamos piões e bafo com figurinhas coloridas de todos os times. Sem falar nas partidas de bolinhas de gude, ocasião em que eu dizimava meus adversários, dada a minha habilidade. Tomava leite Moça na lata escondido de minha mãe e assistia o Rim-Tim-Tim no TV branco e preto, marca Colorado RQ - Reserva de Qualidade, como propagavam à época.

E depois de tantas brincadeiras, no inverno, éramos salvos e embalados pelas mantas Paraíba, verdadeira delícia daquele inesquecível período. Toda esta história está em meu HD, bem acima do meu pescoço, reminiscências que ninguém tomará de mim. Ah! Não mesmo!