"VIVER O MOMENTO PRESENTE"

VIVER O MOMENTO PRESENTE

Vocês já observaram que o comportamento que nós criticamos no outro, mais cedo ou mais tarde, nós o repetimos? É claro, com algumas variantes, mas a essência é sempre a mesma. Hoje me surpreendi fazendo isso. Foi uma experiência muito forte, mas só me dei conta depois. Estava aguardando uma visita que após muita espera não chegou. Por isso me atrasei para a missa da Imaculada Conceição. Quando estava quase saindo de casa, recebi outra visita. Esta, inesperada, porém muito querida e que me trouxe uma encomenda muito especial e valiosa. Eu fui logo dizendo que estava com compromisso. De certo que o atendi. A mesa já estava posta para a primeira visita. Havia chá de hortelã, biscoito, manteiga, queijo. Também liguei a internet a seu pedido. Trocamos, rapidamente, algumas novidades e saí apressada. No caminho a pé, pensei: fiz igualzinho aquela senhora que eu tanto condeno. Quando vou visitá-la, se está na hora de rezar o seu terço, nem olha para mim. Mas ela não pode sair para ir à missa, como eu, pois já é muito idosa... Seu terço corresponde a minha missa. Refleti um pouco mais, após a homilia deste dia Santo, tão importante para nós católicos, dia da Imaculada Conceição: Maria, a imaculada, nunca fez a sua vontade. Colocou-a, sempre, à disposição do outro: “Eis aqui a serva do Senhor”.

Com certeza eu estaria mais perto de Deus se tivesse ficado em casa acolhendo aquela pessoa, conversando com ela... Na volta para casa, já o encontrei descendo a rua, embora tenha me apressado na saída da igreja, Amanhã, bem cedo, por telefone, pedirei perdão, pelo meu gesto egoísta.

No momento que escrevo lembro-me de uma história que me contaram: “Uma senhora vai a missa todos os dias. Cada vez que volta da igreja, ela coloca uma semente dentro de um saco e o guarda. Um dia quando ela estava indo, uma pessoa pediu sua ajuda. Contrariada e preocupada com sua pontualidade, ela assim mesmo parou e atendeu aquela pessoa. Mas na volta, guardou apenas uma metade da semente, já que não havia participado da missa toda.

Passado algum tempo, a senhora faleceu. E lá no céu o Senhor lhe perguntou:

- O que você fez na Terra? Ah! Disse a senhora. O senhor deve ter aí um saco de sementes que é a quantidade de missas que eu assisti. O Senhor, porém, disse: - Aqui eu só tenho a metade de uma semente. Mas, como? replicou a senhora. Não é possível! Esta é justamente a missa que eu cheguei atrasada porque fui atropelada por uma pedinte. E o Senhor então respondeu: Foi justamente neste dia que a sua metade da semente chegou até aqui, por causa da sua boa ação.”

Hoje, eu rezo: Maria, me ajude a viver o momento presente plenamente, com alegria, acolhimento, amor, fé, esperança e paz. Que eu seja uma mulher que saiba viver o meu SIM, como Maria.

Em, 08 de dezembro de 2005

Terezinha

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 18/02/2019
Código do texto: T6577887
Classificação de conteúdo: seguro