"A Papel da Associação de Usuários,Familiares trabalhadores e amigos da Saúde Mental no Desenvolvimento da minha cidadania"

A Associação ,desde a sua fundação tem sido uma das melhores formas de resgate da nossa cidadania,autonomia e da dignidade dos usuários e demais pacientes que fazem parte da Associação.

Pois o objetivo da Associação é instruir os pacientes a notarem que sim que apesar dos problemas que possam apresentar como doenças crônicas,apesar de terem errado muito lá no passado hoje no presente tudo pode e será diferente.

O Papel central da Auftasma é fazer o paciente ver que ele faz parte de uma sociedade que apesar desta sociedade o discriminá lo por causa dos seus erros no passado,seja por atitudes erradas ou escolhas imaturas o paciente tem valor pra sociedade e pra ele mesmo.

A Associação existe desde o dia 10 de maio de 2013,se localiza na praça Rui Barbosa,na Catedral de Apucarana Paraná,em sala abaixo do platô,a Associação tem a missão de promover,difundir e garantir os direitos humanos de pessoas com transtornos mentais por meio da geração de renda e inclusão social promovendo sua cidadania.

Na Associação encontramos uma forma de resgate da nossa dignidade,um modo de recuperar a autoestima de pessoas que estavam lá no fundo do poço sem perspectivas de vida devido aos seus problemas com a sociedade enfim,lá na Associação temos um clima de parceria,temos nossos direitos respeitados,temos livre acesso a Associação,temos ganho moral,financeiro e fazemos valer nossa cidadania nosso direitos,afinal,A cidadania é a dimensão política do humano,todo ser humano exerce sua cidadania desde o momento que paga seus impostos seja na compra de um Arroz,de uma simples bala,desde que abastece seu carro com álcool ou desde que compra uma roupa em tudo devemos ter nossos direitos humanos de ir ser estar fazer acontecer respeitados.

Segundo o filósofo Confúcio (550 a.C.) afirmava que o homem é definido como um ser capaz de melhorar, de aperfeiçoar-se indefinidamente. E isso era fonte de prazer.

Em que condições é possível garantir ao homem sua efetiva liberdade, sua realização como ser racional, sua capacidade de guiar-se com o povo, com os demais?

Estas questões indicam a unicidade da cidadania.

Em conhecida e respeitada obra: “Cidadania, Classe social e Status” (Zahar, RJ, 1967), o sociólogo britânico Thomas H. Marshall divide cidadania pelos “direitos conquistados”: os civis – a liberdade em face do Estado, no século XVIII –, os políticos – a participação na formação e decisão do Estado, no século XIX, com o voto – e os sociais – que chegam com as reivindicações do século XX, principalmente após a vitória comunista em 1918. Mas peca pela ausência da compreensão sistêmica. A soma de direitos conquistados não forma o todo do direito cidadão.. A cidadania refere-se ao título de direitos que cada cidadão possui, considerado como “um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade.

E é na Auftasma que temos direito,poder e voz para juntos lutarmos por uma sociedade mais humana,mais democrática e mais igualitária,onde todos tem seus direitos respeitados independente de raça,cor,clero,opção sexual,política,enfim A Associação trouxe um novo frescor a minha vida,hoje fazem três anos que Participo da Associação,hoje sou Presidente da Auftasma e sei das minhas responsabilidades por que a Associação mudou a minha vida,me fez ver que existem pessoas que sofrem mais que eu,me fez ver que há pessoas que se superam dia a dia,segundo a segundo,na Associação pudê ampliar meu círculo de Amizades,pudê aprender que é na dificuldade que você cresce,aprendi que tudo é possível ao que Crê,hoje agradeço a Jaackeline,a Dayene ,ao Gilson pela força que me tem dado,agradeço a Lilian que sempre insistiu pela minha participação na Associação,Voltei de uma segunda internação psiquiátrica no Hospital Regional do Vale do Ivaí no começo de 2017,estas internações duas são a parte triste da minha história,só Deus sabe o que passei e sofri,porém hoje vivo para servir e agradar a Deus,virei Presidente em março de 2017 e ,a partir dai começou minha luta as reuniões foram se sucedendo,ideias,planos,objetivos traçados em prol da Associação e dos usuários,primeira semana já quebraram a porta de vidro,fui exercer minha cidadania pressionei Prefeito,pessoas da prefeitura e arrumaram a porta que foi quebrada mais duas vezes, enfim estar a frente da Associação é uma grande responsabilidade por isto que vos digo que ao entrar na Associação meu modo de ver os problemas,as dificuldades mudou num giro de 360 graus hoje sei que há pessoas que moram nas ruas,moram em pensões,moram jogados nas ruas sem nenhuma perspectiva de futuro,é de dar um aperto no coração saber que há pessoas que desperdiçam alimentos enquanto há milhares que pegam sobras nas caçambas,afinal que Mundo vivemos onde nem todos tem seus direitos respeitados de cidadão,todos como cidadão temos deveres e direitos com a sociedade,temos direitos a voz,a fala,enfim ir e vir quando quisemos claro tratando todos com respeito acima de tudo.

Ser cidadão hoje significa estar atento aos grandes problemas do mundo e aos pequenos problemas do quotidiano e dar o nosso contributo, à nossa medida, para a sua resolução, sobretudo, dos problemas quotidianos do nosso concidadão.

Quero lhes dizer que a essência da Associação dos Usuários,Familiares,Trabalhadores da Saúde mental esta em levar produtos artesanais de boa qualidade e com um preço acessível a todas camadas sociais,aqui temos o Brecho de roupas com preços especiais,temos sapatos,sandálias,botas,temos belíssimos vasos artesanais enfim é um lugar agradável,é uma Associação nova na cidade e se localiza no Platô de Apucarana está aberta todos os sábados a partir das 9 da manhã venham prestigiar nosso trabalho quem ganhará sera o cliente que terá um produto de boa qualidade,

É Sabido que as oficinas de geração de renda ajudam na reabilitação dos pacientes com transtornos mentais inserindo-o no mundo social,as oficinas sugerem estratégias que buscam inserção dos pacientes,a partir de métodos que capacitam os portadores a criar,produzir,e vender os produtos que desenvolvem,por isto conto eu com o apoio de toda a sociedade,para o crescimento da Associação ao qual temos nossa cidadania mais que exercida.

Convivendo com os Usuários,pacientes que vão aos sábados e reuniões de Associação,pude ver que há pessoas que sofrem mais que eu,que sentem na pele a dor do desprezo por ser morador de rua,que sente a indiferença quando chegam num restaurante ou num local e é desprezado e mal visto por estar sujo,cabeludo,com roupas gastas enfim,acho isto um absurdo afinal todos somos pecadores,em Cristo somos mais que vencedores e sim todos TODOS não importa nossa cor,nossa opção sexual,nossa situação financeira enfim temos que ter nosso direito de ir e vir respeitados,aqui vos digo a Associação é o local para termos voz e sermos respeitados,todos somos iguais somos filhos de Deus e merecemos respeito e ser bem tratados aonde formos.Nós eu,você,ele,ela,somos cidadães e merecemos respeito.

Perfeição é utopia,é algo que vemos lá no horizonte e jamais alcançaremos.

Tudo na vida passa,como tudo está passando e, você querendo ou não passarás.

"Mais vale a lágrima de uma derrota.

"Do que a vergonha de nunca ter lutado

"A Vida é um eterno Aprendizado porque

"Todos erramos,todos pecamos,todos sofremos

"Mais todos merecemos uma segunda chance.

"Para fazer tudo diferente e melhor.

"O Senhor é o meu pastor e, nada me faltarás

"Eu sou um servo de Deus e não escravo deste Mundo.

"Busque sempre há Deus

"Enquanto há tempo,pois nunca é tarde.

"Para recomeçar a reescrever uma nova

"História na sua vida.

"Deus te ama e é contigo.

Hoje aprendi que Tudo podemos no senhor que nos fortalece.

Aprendi que Dor fortalece e que as quedas são aprendizado.

Hoje sei que devemos viver uma vida de adoração a Deus.

Sei que as Provações são vencidas com sabedoria e

maturidade

Hoje sei que devemos louvar a Deus pelas Bênçãos

Pois somos raridade , somos a imagem do Senhor Deus e

Em Cristo somos mais que vencedores.